CLIMA ORGANIZACIONAL DE UMA ESCOLA CARIOCA

o cotidiano de uma instituição pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.12937

Palavras-chave:

Localização da escola. Sujeitos da educação. Avaliação. Relações de poder.

Resumo

Este artigo analisa as relações estabelecidas em uma escola municipal no espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro. A metodologia escolhida foi a qualitativa e os instrumentos de pesquisa foram as observações em campo, anotações do diário de bordo e as entrevistas semiestruturadas realizadas com os membros da comunidade escolar. Os achados desta pesquisa revelaram como a localização espacial, os acessos, os aspectos físicos e sociais em que a escola estava inserida, as relações que se efetivavam entre os sujeitos envolvidos no processo escolar e as relações de poder existentes no ambiente educacional interferiam no funcionamento da escola. Neste sentido, a percepção do clima escolar denotou como agradável e ficou evidenciado que as relações estabelecidas se pautavam pelo respeito e, sobretudo, pela a existência de troca de saberes entre os profissionais educacionais. No cotidiano da escola em questão, as relações estabelecidas com o poder e o conhecimento permitiram analisar as repercussões existentes na relação de aprendizagem de seus educandos, que obtiveram resultados expressivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.

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Biografia do Autor

Jussara Bueno de Paschoalino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Educação pelo CEPEMG. Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG. Especialização em Direitos Humanos pelo CES. Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Avaliadora de Cursos de Graduação Presenciais e EaD - Basis/Mec/Inep.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, educação, ensino-aprendizagem, trabalho e educação, gestão, educação a distância e trabalho docente.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Rezende de Oliveira, E. ., & Paschoalino, J. B. de. (2021). CLIMA ORGANIZACIONAL DE UMA ESCOLA CARIOCA: o cotidiano de uma instituição pública. Momento - Diálogos Em Educação, 30(03), 198–219. https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.12937