O BEM-ESTAR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO BRASIL

uma análise temática das teses produzidas no período de 2009 a 2019

Autores

  • Michele Serafim dos Santos Universidade Católica Bom Bosco
  • Flavinês Rebolo UCDB

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.12732

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento. Coordenador Pedagógico. Bem-Estar. Educação Básica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, realizada com o objetivo de mapear e analisar as produções científicas sobre o coordenador pedagógico no Brasil. Os textos analisados são teses localizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/Ibict) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Superior (CTD/CAPES). Para acessar os textos utilizamos a ferramenta eletrônica de busca com as palavras-chave “coordenador pedagógico” e “coordenação pedagógica”, tendo como filtro o recorte temporal de 2009 a 2019. Foram localizados 255 teses, das quais foram selecionadas 25 para análise dos resumos – somente aquelas que tinham como foco a atuação do coordenador pedagógico nas etapas do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Educação Básica. As análises apontam que a maior parte das teses encontradas para as palavras-chave “coordenador pedagógico” e “coordenação pedagógica” enfatizam o seu processo formativo. Quanto a temática “bem-estar dos coordenadores pedagógicos”, concluímos que é uma temática ainda não discutida na academia, pois não foi localizado nenhum trabalho sobre o tema. Entendemos, por meio deste Estado do Conhecimento, ter encontrado um campo propício a novas pesquisas.

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Biografia do Autor

Michele Serafim dos Santos, Universidade Católica Bom Bosco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB (2019-2022). Mestra em Letras/Ensino de Linguagens/UEMS, Especialista em Ed. Especial e Planejamento Educacional, graduada em letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Trabalho e Bem-Estar Docente (GEBEM). Professora Efetiva da Rede Estadual e Municipal em Jardim/MS. Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Jardim/MS (2019-2020). Membro da Comissão de Monitoramento do Plano Municipal de Educação (2017 a 2020). Membro da Comissão da Valorização do Magistério de Jardim/MS (2020). Assessora pedagógica na Semed de Jardim/MS em 2020. Professora formadora da CRE7 e Formadora Regional da BNCC/CRE7 (2019). Professora formadora da CFOR/Coordenadoria de Formação da SED/MS (2018/2019). Formadora Regional do Pnaic 2017/2018. Supervisora de Gestão Escolar da CRE7/SED/MS (fev/2017 a fev/2018) em Jardim/MS. Coordenadora Pedagógica/SED (2013 a 2016), Coordenadora do curso a distância Gestão em Serviços Públicos da Rede ETEC Brasil (2010-2015). Professora da UEMS (2010/2011), Formadora do programa Gestar do Ministério da Educação e Cultura (2008-2009), Coordenadora da REME (2012 e 2016), Professora da STE/SED (2007 a 2010) e Professora do Cursinho Preparatório SED/MS (2008 a 2013).

Flavinês Rebolo, UCDB

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo / USP (2005), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo / USP (1999) e Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração / USC (1981). Foi professora da Universidade de Sorocaba / UNISO (2000-2009). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco / UCDB, em Campo Grande, MS. Desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores e práticas docentes, trabalho docente, bem-estar e mal-estar docente, qualidade de vida no trabalho de professor, histórias de vida na pesquisa qualitativa. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Trabalho e Bem-Estar Docente/GEBEM (CNPq).

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

Santos, M. S. dos ., & Rebolo, F. . (2021). O BEM-ESTAR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO BRASIL : uma análise temática das teses produzidas no período de 2009 a 2019. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 280–299. https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.12732