O BEM-ESTAR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO BRASIL
uma análise temática das teses produzidas no período de 2009 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.12732Palavras-chave:
Estado do Conhecimento. Coordenador Pedagógico. Bem-Estar. Educação BásicaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, realizada com o objetivo de mapear e analisar as produções científicas sobre o coordenador pedagógico no Brasil. Os textos analisados são teses localizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/Ibict) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Superior (CTD/CAPES). Para acessar os textos utilizamos a ferramenta eletrônica de busca com as palavras-chave “coordenador pedagógico” e “coordenação pedagógica”, tendo como filtro o recorte temporal de 2009 a 2019. Foram localizados 255 teses, das quais foram selecionadas 25 para análise dos resumos – somente aquelas que tinham como foco a atuação do coordenador pedagógico nas etapas do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Educação Básica. As análises apontam que a maior parte das teses encontradas para as palavras-chave “coordenador pedagógico” e “coordenação pedagógica” enfatizam o seu processo formativo. Quanto a temática “bem-estar dos coordenadores pedagógicos”, concluímos que é uma temática ainda não discutida na academia, pois não foi localizado nenhum trabalho sobre o tema. Entendemos, por meio deste Estado do Conhecimento, ter encontrado um campo propício a novas pesquisas.Downloads
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