OS INTERESSES DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA
trilhando caminhos da participação infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.12497Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as ações e os interesses de aprendizagem das crianças bem pequenas, articulando-os à possibilidade de promover a participação infantil no planejamento e na organização do cotidiano escolar. O suporte teórico que fundamenta essa investigação compõe-se das discussões sobre participação infantil do campo da Sociologia da Infância e do conceito de aprendizagem pela vida cotidiana da perspectiva da Aprendizagem Sociocultural. As estratégias metodológicas foram construídas a partir dos referenciais da Pesquisa com Crianças, tendo em vista que esta investigação foi realizada em uma escola pública, em um grupo de crianças entre 17 e 27 meses de idade. Tais referenciais reverberam sobre a indispensabilidade da participação infantil nas pesquisas. Como resultados, as análises apontam que a participação infantil, na organização do cotidiano da escola, está atravessada pela concepção das ações das crianças, em busca de compreender, estar junto e fazer parte do mundo, como aprendizagens fundamentais na primeira infância.
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- 2021-05-05 (2)
- 2021-05-04 (1)
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