Curricularização da educação sexual e a proteção integral de meninas crianças e adolescentes:

análise sob a perspectiva de gênero

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v34i1.16355

Palabras clave:

Currículo escolar, Doutrina da Proteção Integral, Educação Sexual, Pobreza Menstrual, Violência Sexual

Resumen

Este artigo aborda a inclusão da educação sexual na matriz curricular, com enfoque na perspectiva de gênero e a proteção de crianças e adolescentes. Parte-se da contextualização da educação no Brasil, explorando a teoria de gênero e sua relação com o desenvolvimento escolar. Em seguida, destaca-se a importância da educação sexual na prevenção da violência sexual e na gestão da precariedade menstrual, recomendando, ao final, a incorporação permanente da educação sexual no currículo, reconhecendo suas conexões cruciais com direitos fundamentais.

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Biografía del autor/a

Carolina de Menezes Cardoso Pellegrini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS

Doutoranda e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3823827366943550 

Ana Paula Motta Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil

Pós-Doutora em Criminologia e Justiça Juvenil junto ao Center for the Study of Law and Society (Berkeley Law) da Universidade da Califórnia (EUA). Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3823827366943550 



Deborah Soares Dallemole, Università degli Studi di Genova, Itália.

Doutoranda e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizando período de Doutoramento na Università degli Studi di Genova (IT). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9357451898413034

Publicado

2024-08-28

Cómo citar

Pellegrini, C. de M. C., Motta Costa, A. P., & Dallemole, D. S. (2024). Curricularização da educação sexual e a proteção integral de meninas crianças e adolescentes: : análise sob a perspectiva de gênero. JURIS - Revista De La Facultad De Derecho, 34(1), 97–110. https://doi.org/10.14295/juris.v34i1.16355

Número

Sección

Ciudadanía, educación, trabajo y sostenibilidad