A justiça social segundo a ótica de Santo Tomás de Aquino e o Magistério Pontifício

Autores

  • Maria de Fátima Prado Gautério Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v20i2.5697

Palavras-chave:

Justiça, Justiça social, Santo Tomás de Aquino, Magistério Pontifício

Resumo

O objeto do presente trabalho de investigação consiste na análise da virtude da justiça com enfoque na justiça social, baixo a consideração cristã da mesma. Apresenta-se um recorrido às fontes da filosofia tomista, especialmente Aristóteles. Destaca-se, sobremaneira, ensinamentos filosóficos e teológicos de Santo Tomás de Aquino e a contribuição do Magistério Pontifício, composto de inúmeras encíclicas e pronunciamentos papais. Procede-se à análise da justiça enquanto virtude, todas as suas classificações, a relação da justiça com o direito, abrangendo o tema da prudência e da conexão da existência virtuosa. Os temas de direito natural e direito positivo também se destacam no trabalho, pois se encontram diretamente relacionados com o tema da justiça. A análise da caridade como virtude máxima culmina o trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Prado Gautério, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Professora da Universidade Federal do Rio Grande; doutora em Ciencias Jurídicas pela Pontificia Universidad Católica “Santa María de los Buenos Aires”, Mestre em Direito Canônico pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

26-04-2016

Como Citar

Gautério, M. de F. P. (2016). A justiça social segundo a ótica de Santo Tomás de Aquino e o Magistério Pontifício. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 20(2), 67–92. https://doi.org/10.14295/juris.v20i2.5697

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)