TEMOS NOSSAS CORES, NOSSAS FORÇAS E NOSSA ARTE

UM OLHAR PARA MASCULINIDADES JUVENIS CONTEMPORÂNEAS VISIBILIZADAS EM SEIS VIDEOCLIPES DE ROCK E RAP

Auteurs-es

  • Mauricio Nazarete Lopes Universidade Federal do Rio Grande
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Juliana Ribeiro de Vargas Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17365

Résumé

No artigo, buscamos investigar as representações de masculinidades juvenis visibilizadas em seis videoclipes de grupos de rock e rap, formados por jovens de uma cidade ao sul do Rio Grande do Sul. Os videoclipes foram selecionados levando em conta ordem cronológica de publicação e que apresentassem elementos para a discussão a respeito das masculinidades. A análise cultural foi a metodologia empregada para analisar as representações presentes nesses artefatos. Relacionado ao rock, encontramos representações de masculinidades que buscam contestar representações de masculinidades hegemônicas que proporcionam violências contra jovens e moradores de periferias urbanas. Em relação ao rap, encontramos representações de masculinidades juvenis negras e marginalizadas, que buscam denunciar violências presentes em suas quebradas e de quando esses jovens saem de suas quebradas e sofrem preconceitos. Como considerações finais vimos que os seis artefatos culturais investigados buscam por denunciar as realidades sociais presentes nos cotidianos dos jovens pertencentes aos grupos musicais. 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Paula Regina Costa Ribeiro , Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Professora titular do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação: Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq.

Juliana Ribeiro de Vargas , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG), Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS), Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes e Educação (GEPEJE/IFSul). Tem pesquisado temáticas tais como juventudes, gênero, sexualidades e periferias urbanas.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-12

Comment citer

Nazarete Lopes, M., Costa Ribeiro , P. R., & Ribeiro de Vargas , J. (2024). TEMOS NOSSAS CORES, NOSSAS FORÇAS E NOSSA ARTE: UM OLHAR PARA MASCULINIDADES JUVENIS CONTEMPORÂNEAS VISIBILIZADAS EM SEIS VIDEOCLIPES DE ROCK E RAP . Diversidade E Educação, 12(1), 498–523. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17365

Numéro

Rubrique

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner