ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DURANTE O PERÍODO DE 2018 A 2023
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17404Resumen
Este artigo corresponde a uma seção específica da pesquisa de dissertação em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, centrada na análise da produção de contracondutas em relação à diversidade sexual e de gênero nos Centros de Excelência de Aracaju. Realizou-se uma revisão de literatura com o propósito de analisar a produção acadêmica sobre sexualidade e gênero nas práticas educativas de docentes do ensino médio. A busca ocorreu na BDTD e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, resultando na seleção de 14 pesquisas científicas. A revisão evidenciou que muitos/as docentes enfrentam obstáculos para incluir as temáticas em suas aulas, como falta de conhecimento, resistências e inseguranças, destacando a necessidade de capacitação. Contudo, também aponta uma conscientização crescente sobre a importância de abordar questões de sexualidade e gênero de maneira inclusiva e respeitosa na sala de aula.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Diversidade e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.