Parceria nos empréstimos de livros entre bibliotecas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7985Palavras-chave:
Instituição de Ensino Superior, Biblioteca, Gestão de Processos, Mapeamento de processosResumo
Este estudo busca verificar a possibilidade de estabelecimento de parcerias entre instituições universitárias com o objetivo de compartilhar os acervos de suas bibliotecas reduzindo assim o custo de manutenção e proporcionando uma maior eficiência no atendimento ao usuário. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório. Na organização dos dados, fez-se uso da Gestão de Processos - modelagem de processos por meio da Unified Modeling Language. Em linhas gerais, o estabelecimento de parcerias entre as bibliotecas, mostraram-se exequíveis, com possibilidade de disponibilização de diversas obras, economia na replicação de acervos das instituições e criação de um modelo de empréstimo entre bibliotecas que possa ser utilizado em outras cidades.
Downloads
Referências
ALVAREZ, A. M. T. Panorama e diagnóstico da oferta e qualidade da educação superior brasileira. 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?
option=com_docman&task=doc_download&gid=13944&Itemid;=.>. Acesso em: 15 abr. 2015.
ARAÚJO, J. F.; ÁLVAREZ, E. J. V. La modernización administrativa y la gobernanza em los concellos del Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. Vigo: Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, 2009.
BRINKERHOFF, J. M. Government-Nonprofit Partnership: a defining framework. Public Administration and Development, v. 22, n. 1, p.19-30, 2002.
CAMPOS, J. P. Mapeamento de processos: uma estratégia vencedora. 2009. Disponível em: <http://www.aprendersempre.org.br/arqs/GE B - Mapeamento de processos- uma estratégia vencedora.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2015.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.
CRUZ, T. Sistemas, organizações e métodos: estudo integrado das novas tecnologias da informação e introdução à gerência do conteúdo e do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2010.
DAVENPORT, T. Reegenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
DIAS, M. M. K.; BELLUZZO, R. C. B. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. São Paulo: EDUSC, 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
GUEDES, G. T. A. UML 2: uma abordagem prática. São Paulo: Novatec, 2011.
HAMMER, M. O que é Gestão de Processos de Negócio? In: BROCKE, J. V.; ROSEMANN, M. Manual de BPM: Gestão de processos de negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013, p. 3-16.
LOW, T. A percepção sobre o valor da utilização de recursos de ti para a atividade-fim em uma instituição de ensino superior. 2004. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
MILANESI, L. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1985.
NASCIMENTO, E. G. V. Método de gestão para biblioteca universitária baseado no balanced scorecard. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
WAZLAWICK, R. S. Análise e projeto de sistemas de informação orientados a objetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.