A percepção do aluno iniciante e do aluno concluinte do Curso de Biblioteconomia de uma universidade a respeito do bibliotecário: enfoque na atuação profissional
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v31i2.7024Palavras-chave:
Ciência da Informação, Biblioteconomia, Novas tecnologias, Atuação profissional, Ensino de Biblioteconomia.Resumo
Apresenta a percepção do aluno iniciante e do aluno concluinte do Curso de Biblioteconomia de uma universidade a respeito da profissão do bibliotecário e sua atuação no mercado de trabalho. Diante das inúmeras possibilidades de atuação do bibliotecário, sobretudo com o surgimento da sociedade da informação e a explosão tecnológica, cujas mudanças apontam a expansão da profissão para espaços além das bibliotecas físicas, este estudo pretendeu verificar se essa evidência está sendo percebida pelos discentes. Metodologicamente, foi aplicado questionário a alunos iniciantes e concluintes do curso de Biblioteconomia de uma universidade, de modo a desencadear inferências a respeito da formação oferecida pelo curso. Os resultados apontaram que, de modo geral, na percepção dos discentes, a atuação profissional ampliou-se, porém, tanto por parte do mercado, quando na formação oferecida pela universidade, a atuação do bibliotecário ainda limita-se ao fazer tradicional em bibliotecas. Constatou-se a necessidade de novos modelos de ensino, priorizando disciplinas tecnológicas e de gestão, além de enfatizar a necessidade de atuação bibliotecária em ambientes informacionais que extrapolem os limites físicos das tradicionais bibliotecas.
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