Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v31i1.6509

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Espaços de aprendizagem, Aprendizagem, Aprendizagem não formal.

Resumo

As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. O presente artigo propõe uma reflexão sobre as bibliotecas universitárias enquanto espaços de aprendizagem. Reflexão teórica acerca dos conceitos de biblioteca e aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica. A fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem baseou-se nos estudos de Lev Vygotsky e as análises sobre a biblioteca como um espaço de aprendizagem sustentam-se em diversos autores das áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação. Biblioteca universitária relaciona-se intrinsicamente com a pesquisa e o processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades de mediação junto aos usuários na busca pela informação e na transformação desta em conhecimento. Dentre os diversos ambientes não formais de aprendizagem, a biblioteca universitária destaca-se, pois há intencionalidade no seu uso, ou seja, as pessoas que a frequentam, o fazem por vontade e iniciativa próprias.

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Biografia do Autor

Marcos Leandro Freitas Hubner, Universidade Federal de Rondônia

Departamento de Ciência da Informação

Ana Carolina Araujo Kuhn, Universidade Federal de Rondônia

Programa de Pós-graduação em Psicologia

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Publicado

2017-08-05

Como Citar

Hubner, M. L. F., & Kuhn, A. C. A. (2017). Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 31(1), 51–72. https://doi.org/10.14295/biblos.v31i1.6509

Edição

Seção

Artigos