Usando informações para medir a análise de satisfação dos serviços prestados por sites de e-commerce

Autores

  • André Andrade Longaray Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0002-2908-9390
  • Gulherme Lerch Lunardi
  • Vilmar Gonçalves Tondolo
  • Paulo Roberto Munhoz
  • Rosana Portella Tondolo
  • Lisiane Silveira Varnes

Palavras-chave:

Comércio Eletrônico, Tecnologia da Informação, Serviços

Resumo

A internet revolucionou a tecnologia, a comunicação e os processos dentro das organizações, dando origem a novas formas de negócios, como o e-commerce que chega ao mundo empresarial permitindo transações e compras sem sair de casa. Este artigo objetiva analisar a satisfação de usuários de e-commerce quanto aos serviços oferecidos em sites de lojas virtuais. No que tange aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa aplicada empregando o método de estudo de caso. A abordagem, predominantemente quantitativa, fez uso de questionários que foram analisados estatisticamente. Como resultado da análise descritiva foi possível apontar os fatores que mais motivam os indivíduos a realizarem compras online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Andrade Longaray, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Engenharia de Produção. Líder do LabSADi. Pesquisador na área de metodologias multicritério, simulação e otimização.

Referências

ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio eletrônico: modelo aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 1999.

DINIZ, Eduardo Henrique. Comércio eletrônico: fazendo negócios por meio da internet. Florianópolis: UFSC, 04 de março de 2011. disponível em <http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/comercio-eletronico-fazendo-negocios-por-meio-da-internet> Acesso em : 13 jun. 2014

E-Commerce News. O que é T-Commerce. E-Commerce News, 2009. Disponível em:<http://ecommercenews.com.br/glossario/o-que-e-t-commerce> Acesso em: 05 mai. 2015

.

FECOMERCIOSP. Comércio eletrônico fatura R$ 28,8 bilhões em 2013. São Paulo: FECOMERCIO, 12 mar. 2014. http://www.fecomercio.com.br/NoticiaArtigo/Artigo/10376> Acesso em: 05 mai. 2015.

FELIPINI, Dailton . O comércio eletrônico B2B. Portal e-commerce, 2006. Disponível em : <http://www.e-commerce.org.br/artigos/comercioeletronico_B2B> Acesso em :05 jun. 2014.

GAVIOLI, Guilherme . Oque é social-commerce.e-commercenews, 2014. Dispónivel em: Acesso em :01 jun. 2014.

LAUDON, KennethC. & LAUDON, Jane P.. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

MACEIRA, Irma Pereira. A responsabilidade civil no comércio eletrônico. São Paulo: RCS Editora, 2007.

MAKELEINEN, Sami I.. From B2B to B2C e-commerce. Finlândia. Helsinki: University of Helsink, 2006.

MENDES, Laura Zimmermann Ramayana. E-commerce: origem desenvolvimento e perspectivas. Porto Alegre: UFRGS, 2013. Disponível em <http://hdl.handle.net/10183/78391> Acesso em: 04 jun. 2014.

MORGADO, Maurício Gerbaudo. Comportamento do consumidor online: perfil, uso da internet e atitudes. Rio de Janeiro: FGV, 2003. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10438/2515> Acesso em: 20 jun. 2014.

O'BRIEN, James A. . Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo : Saraiva,2006.

PERES, Manu. Facebook-commerce: sua loja virtual. Portal pro-manu, 22 ago. 2011. disponível em:< htttp://www.pro-manu.blogspot.com/f-commerce-facebook-sua-loja-virtual> Acesso em: 02 jun. 2014.

RODRIGUES, Joab Maciel Saldanha. Gestão da satisfação e da fidelidade de consumidores: um estudo dos fatores que afetam a satisfação e a fidelidade no mercado de turismo. Natal: UFRN, 2003. 83 p. Tese (Mestrado) - Programa de Engenharia de Produção, Cetro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003. Disponível em < http://www.natal.rn.gov.br/bvn/publicacoes/joabms.pdf> Acesso em : 22 de jun. 2014.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e pesquisa em administração. São Paulo: Atlas S.A, 2005.

SCHOUERI, Luís Eduardo. A internet e as relações de consumo. Rio de Janeiro: Editora Forense,2001.

SENAC-RJ. O e-commerce no Brasil: O comércio que está em alta. Rio de Janeiro: SENAC- RJ, 17 nov. 2014. Disponível em:<http://www.rj.senac.br/noticias/o-e-commerce-no-brasil-o-comercio-que-esta-em-alta> Acesso em: 05 mai.2015.

TASSABEHJI, Rana. Apllying e-commerce in business. London: SAGE Publications Ltd, 2003.

TURBAN, Efraim, MCLEAN, Ephraim, & WETHERBE, James C.. Tecnologia da informação para gestão: transformando os negócios na economia digital. Porto Alegre: Bookman, 2004.

Downloads

Publicado

2017-03-19

Como Citar

Longaray, A. A., Lunardi, G. L., Tondolo, V. G., Munhoz, P. R., Tondolo, R. P., & Varnes, L. S. (2017). Usando informações para medir a análise de satisfação dos serviços prestados por sites de e-commerce. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 30(2), 22–51. Recuperado de https://seer.furg.br/biblos/article/view/6071

Edição

Seção

Artigos