Melhores práticas para aplicação de projetos de Gestão do Conhecimento: instituindo ambientes colaborativos
Palavras-chave:
gestão do conhecimento, compartilhamento da informação, mediação da informação, construção colaborativa da informação, melhores práticasResumo
A crescente demanda pela organização do saber tem intensificado a busca por métodos que definam ações e meios que permitam o tratamento do conhecimento dentro de organizações. O objetivo desse trabalho é analisar e pesquisar de que forma o conhecimento é incorporado na sociedade e como ele é tratado considerando técnicas de conversão do conhecimento, mediação da informação e de disponibilização do saber através de ferramentas colaborativas. Os resultados demonstram que a gestão do conhecimento é carente de aplicáveis e apresenta atividades relacionadas às melhores práticas para a aplicação de projetos de Gestão do Conhecimento a partir da definição de um processo baseado em etapas que visa auxiliar e colaborar na construção de um ambiente colaborativo que preserva o conhecimento como memória organizacionalDownloads
Referências
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v.1
CAVALCANTI, M. C. B.; GOMES, E. B. P.; NETO, A. F. P.;Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
DAVENPORT, T., PRUSAK L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual.Rio de Janeiro: Campus, 1998.
GOUVEIA, L. M. B.Sociedade da informação: notas de contribuição para uma definição operacional. In: Homepage LMBG, 2004. Disponível em:<http://homepage.ufp.pt/lmbg/reserva/lbg_socinformacao04.pdf>Acesso em: 28 Mai. 2015.
IBM Business Consulting Services. Da gestão de TI à gestão em TI. HSM Management, São Paulo, v.5, n.40, set.-out./2003.
IBM. Disponível em:<http://www.ibm.com/br-pt/>Acesso em: 8 out.2015
LARA FILHO, D. Museu, objeto e informação. Campinas, v. 21, n. 2, 2009.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
OPEN TEXT. Disponível em:<http://www.opentext.com.br/>Acesso em: 22 set. 2015
PEE, L G; KANKANHALLI, A. A Model of Organizational Knowledge Management Maturity based on People, Process, and Technology. Journal of Information & Knowledge Management, v. 8, n. 2, p. 79-99, 2009.Disponível em:<http://www.researchgate.net/publication/263803353_A_Model_of_Organisational_Knowledge_Management_Maturity_Based_on_People_Process_and_Technology>Acesso em: 15 out. 2015
VASKEVITCH, D. Estratégias: cliente/servidor. São Paulo: Berkeley, 1995
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.