Aplicação do ICA-AtoM no acervo fotográfico do departamento de arquivo geral da UFSM
Palavras-chave:
Difusão, Preservação, Tecnologia da informação, Descrição, Fotografia.Resumo
A Arquivologia vem ganhando força com a adesão de novas tecnologias, isso faz o arquivista ser visto como um administrador de informações, mudando assim aquela imagem antiquada. Funções do profissional como a descrição, a preservação e a garantia de acesso à informação, podem ser realizadas com o auxílio de softwares específicos. Nesse contexto o Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) juntamente ao Departamento de Arquivo Geral da UFSM, desenvolveram práticas aplicadas à instituição. Foi instalado o ICA-AtoM, possuidor dos requisitos desejados para atender as necessidades de descrição e difusão do acervo fotográfico ali existente. Essa ideia resultou em um projeto de extensão, que conta com bons resultados. Um dos fatores diferenciais do trabalho é que o ICA-AtoM é um software específico para suas atividades, não há adaptações do programa.Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.
_____. ISDF: norma internacional para descrição de funções. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.
_____. ISDIAH: norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009.
FONSECA, R. C; REZENDE, F. F. P. Gestão arquivística: Normas e metodologias NOBRADE e ISAD(G). 2008.
HEDLUND, Dhion Carlos: ICA-AtoM - Instalação, configuração e funcionalidades. X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA. Santa Maria: UFSM, 2012.
ICA-ATOM. On-line User Manual: Glossary. Disponível em: < https://www.ica-atom.org/doc/Glossary>. Acesso em 06 jan./2013.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.