Marketing científico digital e a produção de docentes dos programas de pós-graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
uma análise altimétrica
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v38i1.17867Palavras-chave:
Marketing científico digital, Altmetria, Programas de Pós-GraduaçãoResumo
O marketing científico digital visa popularizar a ciência no contexto da Web Social, trazendo visibilidade e atenção online aos diversos atores científicos, como docentes e instituições. Tem como desafio aumentar o alcance do discurso científico a um público maior, divulgando as publicações para elevar o reconhecimento da ciência. Nesse ambiente, a altmetria é um dos instrumentos que analisa a visibilidade, a atenção online e o impacto de publicações científicas nas muitas fontes virtuais. Para tanto, torna-se necessário que se realizem pesquisas que analisem as estratégias de marketing voltadas para ambientes como a internet e que se averiguem os impactos e a visibilidade de produções científicas. O presente trabalho tem como objetivo compreender o desempenho da produção científica dos docentes dos Programas de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais nas fontes da Web Social por meio de análises altmétricas. Para a coleta dos dados, foram utilizadas a Plataforma Sucupira, a base de dados Dimensions e o sistema Altmetric.com. Como resultados, analisaram-se de acordo com a quantidade de menções, fontes da Web Social, Pontuação de Atenção Altmétrica e perfis dos usuários 720 menções de 121 artigos, sendo a rede social X a mais utilizada para o compartilhamento de pesquisas. Quanto aos perfis de usuários que disseminaram os artigos, não foi notada grande presença dos docentes dos programas, em que apenas um utilizou as redes sociais como estratégia de marketing científico digital, enquanto o público geral e perfis de periódicos científicos obtiveram maior destaque.
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