A contribuição da sala de recursos na aprendizagem do estudante com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v37i2.16190

Palavras-chave:

Pedagogia, Sala de Recursos, Educação Especial

Resumo

O artigo apresenta os resultados de pesquisas relacionadas à educação de crianças, adolescentes e jovens com necessidades educacionais especiais, onde foi dada ênfase à busca de uma possível solução para os problemas relativos à atenção à diversidade.  O objetivo do presente trabalho é a modelagem de uma concepção de recursos e suportes para a atenção educacional aos alunos com essas características, mediada pela formação docente. A utilização do método de análise de conteúdo em sua modalidade descritivo-explicativa, modelagem e sistematização de experiências foram os caminhos para a integração de julgamentos, critérios, pontos de vista e avaliações que nortearam a proposta e sua implementação a partir das possibilidades oferecidas pela formação docente. As necessidades educacionais especiais estão relacionadas à deficiência e a estados como alterações comportamentais, dificuldades de aprendizagem generalizadas ou específicas, altas habilidades intelectuais, defasagem educacional e situações sociais diversas; sua complexidade implica um desafio profissional ao qual responde a concepção de desenvolvedor proposta, cuja metodologia fornece soluções alternativas por meio de oficinas de reflexão implementadas com professores em unidades educacionais. Os resultados permitiram concluir que os professores incorporem em sua atuação profissional, elementos teóricos e práticos que favorecessem a atenção aos alunos com necessidades educacionais especiais em condições de inclusão educacional, por meio da reavaliação de recursos e apoio a boas práticas em uma escola inclusiva.

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Publicado

2024-01-25

Como Citar

Silva, E. M., & Aquino, J. M. S. de. (2024). A contribuição da sala de recursos na aprendizagem do estudante com deficiência. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 37(2), 103–113. https://doi.org/10.14295/biblos.v37i2.16190