Os processos de letramento informacional, midiático e competência informacional no século XXI

dimensões teórico-analíticas e debate acerca da colaboração do bibliotecário nesses processos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v37i2.16189

Palavras-chave:

Letramento Informacional e Midiático, Competência Informacional, Mídias Sociais

Resumo

O letramento informacional é um processo importante para conscientizar sujeitos nas etapas de seleção, acesso e consumo da informação. Ademais, o letramento midiático está ligado ao anterior, pois diz respeito a habilidade de selecionar e apropriar do tipo de informação encontrada no meio virtual, principalmente, as informações compartilhadas nas mídias sociais. Nesse contexto, se letrados informacional e midiaticamente, os sujeitos estão aptos a desenvolver a competência informacional, conhecimento que propõe autonomia para o usuário no que tange a sua capacidade de pesquisar e adquirir somente as informações que lhe são pertinentes. O bibliotecário torna-se papel importante nesses processos, devido a sua capacidade de mediação da informação. O objetivo geral da pesquisa é discutir sobre letramento informacional, midiático e competência informacional e qual a colaboração do bibliotecário nesses processos. Este ensaio teórico, classifica-se como uma pesquisa descritiva, bibliográfica, qualitativa e teórica-analítica, pois procura debater diferentes definições e visões de autores que contribuem para os temas levantados por meio da revisão não sistêmica da literatura. Conclui-se que os processos de letramento informacional, midiático e competência informacional são fenômenos importantes para a criação de uma sociedade autônoma informacionalmente e consciente do seu impacto no campo virtual, instruindo-a a utilizar de forma mais autônoma as mídias sociais. Assim, também, o bibliotecário é figura fundamental nesse contexto, visto que a mediação é uma das funções primordiais do profissional e habilidade necessária para o ensino dos letramentos.

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Publicado

2024-01-25

Como Citar

Matos, C. G. F., Oliveira, V. M. de, Santi, C. A. N. de, & Vasconcelos, S. A. (2024). Os processos de letramento informacional, midiático e competência informacional no século XXI: dimensões teórico-analíticas e debate acerca da colaboração do bibliotecário nesses processos. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 37(2), 114–127. https://doi.org/10.14295/biblos.v37i2.16189