Biblioteca universitária como espaço de aprendizagem
aplicação do Framework GC@BU na Biblioteca Universitária da UFSC
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v36i2.14168Palavras-chave:
Espaços de aprendizagem, Learning Commons, Biblioteca Universitária, Gestão do ConhecimentoResumo
As bibliotecas universitárias têm por objetivo fornecer não só acesso à informação, mas também espaços colaborativos de aprendizagem e que propiciem a criação e o compartilhamento de conhecimento para a comunidade na qual está inserida. Para tanto, vêm adotando a Gestão do Conhecimento como ferramenta para a obtenção de vantagem competitiva. O objetivo deste estudo de caso é apresentar o diagnóstico e a avaliação do Módulo Espaços de Aprendizagem/Conhecimento do Framework GC@BU aplicado na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). A análise dos elementos do Módulo citado (Serviços, Espaços e Infraestrutura de Redes e Tecnologias) demonstra que a BU/UFSC atende bem à maioria dos critérios definidos - especialmente em relação a serviços oferecidos e espaços de aprendizagem - porém carece de melhorias em alguns destes elementos e, mais especificamente, em relação às limitações tecnológicas, tanto de infraestrutura quanto de servidores da área.
Downloads
Referências
ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES. Standards for Libraries in Higher Education. Chicago, 2011. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/standards/standardslibraries. Acesso em: 9 jul. 2020.
BEM, Roberta Moraes de. Framework de Gestão do Conhecimento para bibliotecas universitárias. 2015. 344p. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://tede.ufsc.br/teses/PEGC0364-T.pdf Acesso em: 26 jan. 2021.
BEM, Roberta Moraes de et al. Reconhecimento da biblioteca universitária como um sistema adaptativo complexo: aplicação do framework gc@bu na biblioteca universitária da ufsc. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, [S.L.], v. 12, n. 1, p. 87-107, jan./jun. 2016. Portal de Periódicos UFPB. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34182. Acesso em: 13 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instrumento de avaliação dos cursos de graduação presencial e a distância. Brasília, 2012. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2012/instrumento_com_alteracoes_maio_12.pdf. Acesso em: 4 jul. 2020.
CASTRO, G. de. Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: um instrumento de diagnóstico. 2005. 160 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: https://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0010.pdf . Acesso em: 24 jun. 2020.
CORRALL, Sheila. Educating the academic librarian as a blended professional: a review and case study. Library Management, [S.l.], v. 31, n. 8/9, pp. 567-593, 2010. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/01435121011093360/full/pdf Acesso em: 02 abr. 2022
CORRALL, S.; SRIBORISUTSAKUL, S. Evaluating intellectual assets in university libraries: a multi-site case study from Thailand. Journal of Information & Knowledge Management, v. 9, n. 3, p.277-290, 2010. Disponível em: https://www.worldscientific.com/doi/abs/10.1142/S021964921000267X . Acesso em: 2 jun. 2021.
DANESHGAR, F.; PARIROKH, M. An integrated customer knowledge management framework for academic libraries. The Library Quarterly, v. 82, n. 1, p. 7-28, jan. 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/271732593_An_Integrated_Customer_Knowledge_Management_Framework_for_Academic_Libraries_1 . Acesso em: 17 abr. 2021.
DONG, E. X. Using blogs for knowledge management in libraries. CALA Ocasional Paper Series. n. 2, p. 1-7, nov. 2008. Disponível em: https://web.p.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=2&sid=a5c697cd-4898-43c3-84b4-6e4a81620541%40redis . Acesso em: 12 abr. 2021.
GONZÁLEZ MARTÍNEZ, Larisa. Servicios Académicos en Learning Commons de Bibliotecas Universitarias: una respuesta a los requerimientos educativos actuales. Bibliotecas, v. 39, n. 1, p. 1-32, fev. 2021. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/bibliotecas/article/view/15030. Acesso em: 05 fev. 2021. DOI: 10.15359/rb.39-1.1
GONZÁLEZ MARTÍNEZ, Larisa; JASSO PEÑA, Felipe de Jesús. Learning Commons en bibliotecas universitárias: una revisión dedicada a las características y desafíos de un espacio físico transformado en ambiente para el aprendizaje. Información, cultura y sociedade, [S.l.], n. 41, p.101-118, 2019. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/ICS/article/view/6621. DOI: 10.34096/ics.i41.6621. Acesso em: 07 jul. 2021.
HUBNER, Marcos Leandro Freitas; KUHN, Ana Carolina Araújo. Bibliotecas universitárias como espaços de aprendizagem.BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 31, n. 1, p. 51-72, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/22941. Acesso em: 05 fev. 2021. DOI:10.14295/biblos.v31i1.6509
ISLAM, Md Anwaru ; AGARWAL, Naresh Kumar; IKEDA, Mitsuru. Knowledge management for service innovation in academic libraries: a qualitative study. Library Management, [S.l.], v. 36, p. 40-57, 2015. DOI: 10.1108/LM-08-2014-0098.
KIRKWOOD, Keith. The SNAP Platform: social networking for academic purposes. Campus-Wide Information Systems, [S.l.], v. 27, n. 3, pp. 118-126, 2010. DOI: 10.1108/10650741011054429.
LI, Lili. Leveraging quality web-based library user services in the digital age. Library Management, [S.l.], v. 27, n. 6/7, pp. 390-400, 2006. DOI: 10.1108/01435120610702387.
LIPPINCOTT, Joan K. Linking the information commons to learning. In: OBLINGER, Diana G. (Ed.). Learning spaces. Colorado, EUA: EDUCAUSE, 2006. Disponível em: https://www.educause.edu/ir/library/pdf/PUB7102g.pdf. Acesso em: 05 fev. 2021.
MERRICK, T. R. The role of public libraries in knowledge cities. Library Student Journal, v. 4, 2009. Disponível em: https://web.p.ebscohost.com/ehost/detail/detail?vid=3&sid=35f61eba-aeaf-4270-bd92-52e603faa6e9%40redis&bdata=Jmxhbmc9cHQtYnImc2l0ZT1laG9zdC1saXZl#AN=67426006&db=lih . Acesso em: 10 jun. 2021.
PACHECO, A. P. R. et al. O ciclo PDCA na gestão do conhecimento: uma abordagem sistêmica. [2005?]. Disponível em: http://www.isssbrasil.usp.br/artigos/ana.pdf Acesso em: 10 nov. 2020.
PORUMBEANU, O. L. Strategic model for implementing knowledge management in libraries or information services. Library & Information Science Research, n. 13, p. 89-105, 2009.Disponível em: https://web.p.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=2&sid=ef4e696b-2e12-4c61-ad1c-279996a22f1f%40redis . Acesso em: 3 maio 2021.
ROSSETTI, Adroaldo Guimarães; MORALES, Aran Bey Tcholakian. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ci. Inf., Brasília, v. 36, n. 1, p. 124-135, jan./abr. 2007. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1191/1363. Acesso em: 28 maio 2021.
SANT-GERONIKOLOU, Stavroula. Understanding in-library use data lifecycle within Greek and Spanish higher education ecosystems. Library Hi Tech News, [S.l.], n. 7, p. 13-17, 2018.
SHUHUAI, Ren et al. From information commons to knowledge commons. The Electronic Library, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 247-257, 2009. DOI: 10.1108/02640470910947593.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Portaria nº 849, de 25 de maio de 2015. Florianópolis, 2015. Disponível em: thttp://notes.ufsc.br/aplic/portaria.nsf/86f8060c3d460e4283257cc9005e1cf2?OpenForm&ParentUNID=23618B1C81BEF4DF83257E51006F7E39Acesso em: 29 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.