Biblioteca universitária como espaço de aprendizagem

aplicação do Framework GC@BU na Biblioteca Universitária da UFSC

Autores

  • Roberta Moraes de Bem Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Júlia Miranda Bressane Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Cristhiane Martins Lima
  • Mariana Oliveira dos Santos Pfleger Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v36i2.14168

Palavras-chave:

Espaços de aprendizagem, Learning Commons, Biblioteca Universitária, Gestão do Conhecimento

Resumo

As bibliotecas universitárias têm por objetivo fornecer não só acesso à informação, mas também espaços colaborativos de aprendizagem e que propiciem a criação e o compartilhamento de conhecimento para a comunidade na qual está inserida. Para tanto, vêm adotando a Gestão do Conhecimento como ferramenta para a obtenção de vantagem competitiva. O objetivo deste estudo de caso é apresentar o diagnóstico e a avaliação do Módulo Espaços de Aprendizagem/Conhecimento do Framework GC@BU aplicado na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). A análise dos elementos do Módulo citado (Serviços, Espaços e Infraestrutura de Redes e Tecnologias) demonstra que a BU/UFSC atende bem à maioria dos critérios definidos - especialmente em relação a serviços oferecidos e espaços de aprendizagem - porém carece de melhorias em alguns destes elementos e, mais especificamente, em relação às limitações tecnológicas, tanto de infraestrutura quanto de servidores da área.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Bem, R. M. de, Bressane, J. M., Martins Lima, C., & Pfleger, M. O. dos S. . (2022). Biblioteca universitária como espaço de aprendizagem : aplicação do Framework GC@BU na Biblioteca Universitária da UFSC. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 36(2). https://doi.org/10.14295/biblos.v36i2.14168

Edição

Seção

Artigos