Importância dos registros informacionais no prontuário eletrônico da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente em um Hospital de ensino e assistência

Autores

  • Maria Isabel Fernandes Calheiros Universidade Federal de Alagoas (UFAL) https://orcid.org/0000-0002-4574-3225
  • Nelma Camelo de Araújo Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.14037

Palavras-chave:

Prontuário Eletrônico do Paciente, Registro em Formato Eletrônico de Informação sobre a Saúde, Sistema de Informação em Saúde , Disseminação de Informação , Equipe multi/interdisciplinar

Resumo

O prontuário do paciente é um documento mister para atividades e profissionais no contexto das instituições de saúde, funciona como um banco de dados para a pesquisa e o ensino, respeitando-se os aspectos éticos e legais de acesso. Os dados informados no prontuário alimentam sistemas nacionais da saúde, produzindo indicadores que subsidiam a criação e implementação de políticas públicas para a área da saúde. Assim, este artigo apresenta os resultados de pesquisa de mestrado, que objetivou analisar se as informações registradas no Prontuário Eletrônico do Paciente atendem a necessidade informacionais dos profissionais que o utilizam na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente em um Hospital de Ensino e Assistência. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Os resultados do estudo apontam que a falta de preenchimento e, ou, preenchimentos incompletos do registro da informação no módulo paciente AGHUx já ocorreu em todos os campos consultados pelos profissionais. Apontou, ainda, o sistema como prático, objetivo e facilitador das atividades e comunicação no ambiente de trabalho, mas, em contraponto, alguns profissionais o consideram complexo, apresentando dificuldades para o acesso de algumas informações e a necessidade de mais treinamentos para os profissionais acerca da usabilidade do sistema.

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Biografia do Autor

Nelma Camelo de Araújo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora (2017) e Mestre (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, atua nos respectivos Grupos de Pesquisas "Instituto de Pesquisa Biblion/UFSC", " Pesquisa em Informação e Informática em Saúde - LAPIIS/UFAL" e, é líder do Grupo " Leitura, Biblioteca Escolar e Cidadania" . Possui graduação em Biblioteconomia (1990) e Especialização em Gestão Estratégica da Informação (2002) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora Adjunta e Coordenadora no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas - Gestão 2018-2020/2022. Ex-Coordenadora do Curso de Graduação e Pós-Graduação Lato Senso em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina, na qual foi professora Assistente B. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos da Comunicação e Uso da Informação, principalmente nos seguintes temas: Ética em pesquisa, Ética da Informação, gestão de informação, informação tecnológica, arquivologia, memória institucional e organizacional.

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Publicado

2022-09-12

Como Citar

Calheiros, M. I. F., & Araújo, N. C. de. (2022). Importância dos registros informacionais no prontuário eletrônico da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente em um Hospital de ensino e assistência. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 36(1). https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.14037