Tecnologias da Informação e Comunicação na Ciência da Informação
identificando dados
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.12199Palavras-chave:
Ciência da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação, Visualização de Dados, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo apresenta estudo feito sobre aderência de pesquisas feitas na Ciência da Informação, em especial em dissertações de mestrado, com conceitos relacionados às Tecnologias da Informação e da Comunicação. Trata-se de uma pesquisa exploratória que buscou utilizar recursos de análise de frequência e dispersão de termos, e de similaridade entre eles, com o intuito de identificar indícios desta aderência e de apresentar alternativas de visualização dos dados obtidos pelas análises. Conclui-se que a utilização de recursos de análise e visualização não só permitem explicitar a aderência da Ciência da Informação a termos relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação como ainda permitem identificar configurações internas da produção de pesquisa como a caracterização de linhas de pesquisa. Espera-se que esta pesquisa motive o desenvolvimento de trabalhos futuros que permitam não só o descortinar da área para os seus próprios pesquisadores como para as áreas com que a Ciência da Informação tem potencial de interação.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001
CAPURRO, Rafael. Ensayo autobiográfico en diálogo con Prof. Rafael Capurro. Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n.3, p.255-272, set./dez. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22705/18289> Acessado em: <20/03/2018>
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. A era da informação: economia, sociedade e cultura; volume 2. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura; volume 2. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2009
PEOPLES, Columba. Sputnik and ‘skill thinking’ revisited: technological determinism in American responses to the Soviet missile threat. Journal Cold War History Volume 8, 2008 - Issue 1. Pages 55-75 | Published online: 18 Sep 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14682740701791334. Acessado em: 28/02/2017
STEEVES, Kathleen Anderson; BERNHARDT, Philip Evan; BURNS, James P; LOMBARD, Michele K. Transforming American Educational Identity After Sputinik. American Educational History Journal; Charlotte Vol. 36, Ed. 1/2, p.71-87. 2009. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/c753f6122f164390cb935070519f98a9 Acessado em:28/02/2017
VIRILIO, Paul. Velocidade e política. 2ª ed. São Paulo: Estação Liberdade, 1997
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.