Biblioteca escolar no contexto das reformas liberais do final do século XIX e início do século XX

análises a partir do conceito de regime de informação

Autores

  • Debora Santos de Oliveira Universidade de Salamanca
  • Elisabete Gonçalves de Souza Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12107

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Escola Nova, Regime de Informação.

Resumo

Traz dados históricos sobre a biblioteca escolar no Brasil, com destaque para sua inserção nas reformas educacionais de corte liberal ocorridas no país em meados do século XIX e início do século XX. Enfatiza os anos de 1920-30 e o movimento da Escola Nova, período em que a biblioteca escolar é mencionada pela primeira vez nas políticas públicas para a educação. Busca a partir do conceito de regime de informação, identificar os fenômenos sociais em ascensão e a relação com a educação. Aponta a criação do Instituto Nacional do Livro (INL) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como instituições estratégicas para o fomento de projetos e políticas voltadas para a escola, os livros e as bibliotecas, com vista consolidar no campo cultural e educacional, o novo regime de informação posto em curso durante o primeiro governo Vargas. Caracteriza a pesquisa como exploratória, ao estabelecer o levantamento e análise bibliográfica e documental como caminhos para esclarecimento da investigação.

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Biografia do Autor

Debora Santos de Oliveira, Universidade de Salamanca

Mestre em Ciência da Informação e Doutoranda en "Knowledge Society" pela Universidad de Salamanca.

Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

Oliveira, D. S. de, & Souza, E. G. de. (2021). Biblioteca escolar no contexto das reformas liberais do final do século XIX e início do século XX: análises a partir do conceito de regime de informação. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 35(1). https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12107