PERFIL DE SAUDE DE TRABALHADORES MARÍTIMOS DE REBOCADORES QUE PARTICIPAM DE UM PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE

Autores

  • Cristina Pellegrino Baena
  • Clarice Lages De La Rocha
  • Ozeia Simões Franco
  • Ana Luiza Muccillo-Baisch
  • Tabajara Lucas de Almeida
  • Daniel Wenceslau Votto Olmedo
  • Maria Cristina Flores Soares

Palavras-chave:

promoção de saúde, saúde do trabalhador, obesidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o perfil de saúde dos trabalhadores marítimos de uma empresa de rebocadores do Rio Grande/RS. Trata-se de um estudo transversal cuja amostra constituída de 45 trabalhadores foi submetida à avaliação bioquímica do sangue, física e de qualidade de vida. A média de idade dos trabalhadores foi de 44,3±9,3 anos, tendo sido observados as seguintes condições: sobrepeso (56,5%), obesidade (32,6%) e inadequação do índice cintura-quadril (69,6%). A porcentagem de alteração dos principais parâmetros bioquímicos sanguíneos foi: colesterol total (32,6%), fração de LDL (47,8%), triglicerídeos (47,8%) e glicose de jejum (10,9%). Na avaliação de qualidade de vida os domínios que receberam maiores e menores notas foram o físico (76,1911,69) e o ambiental (61,35 10,85), respectivamente. O grupo de trabalhadores que participará do programa piloto de promoção da saúde (n=11) apresenta ainda as seguintes características: consumo energético superior às necessidades e inadequação do percentual de gordura (81,8%), VO2 máx. na média ou inferior, (54,6%) flexibilidade boa ou excelente (81,9%) e espirometria normal (90%). O perfil de saúde desses trabalhadores reforça a necessidade de sua participação em um programa de promoção da saúde, baseado em intervenção nutricional e prática de atividades físicas regulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Pellegrino Baena

Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação de Ciências da Saúde (PPGCiSau )– Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Ozeia Simões Franco

Educador Físico

Ana Luiza Muccillo-Baisch

Enfermeira, Doutora em Biologia da Saúde, Professora Associada do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do PPGCiSau/FURG.

Tabajara Lucas de Almeida

Engenheiro Industrial, Doutor em Engenharia da Produção.

Daniel Wenceslau Votto Olmedo

Médico. Pneumologista

Maria Cristina Flores Soares

Doutorado em Fisiologia (Université Paris VI Pierre et Marrie Curie -1999). Professora Associada I da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Downloads

Publicado

2011-03-18

Como Citar

Baena, C. P., De La Rocha, C. L., Franco, O. S., Muccillo-Baisch, A. L., de Almeida, T. L., Olmedo, D. W. V., & Soares, M. C. F. (2011). PERFIL DE SAUDE DE TRABALHADORES MARÍTIMOS DE REBOCADORES QUE PARTICIPAM DE UM PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 22(1), 65–74. Recuperado de https://seer.furg.br/vittalle/article/view/1380

Edição

Seção

Artigos