Simulação numérica de placas de aço em estruturas navais e offshore

Autores

  • Lillian Gonçalves Baptista Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Mauro de Vasconcellos Real Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Engenharias, Ciências exatas

Resumo

Placas são elementos estruturais de superfície plana amplamente empregados em engenharia, cuja espessura é pequena quando comparada com as demais dimensões. Estas estruturas laminares podem ser delimitadas por linhas retas, denominadas enrijecedores, formando parte integrante de estruturas de navios e plataformas de petróleo offshore. É muito comum encontrar perfurações nessas placas para inspeção e manutenção, e o tamanho desses furos tem significativa importância no desempenho da estrutura. Uma análise não-linear da flambagem com base no método dos elementos finitos, considerando-se as imperfeições geométricas iniciais e as não-linearidades do material, foi realizada para um grupo de 150 placas. A modelagem computacional foi realizada no software ANSYS, onde foi possível obter a carga de ruptura última para cada modelo e analisar a influência do tamanho do furo, da esbeltez e do comprimento variável na capacidade de carga das placas. Ficou evidente que a força máxima é significativamente reduzida pelo furo. Nota-se também que quanto mais espessa a placa, maior sua resistência, que a capacidade de carga é raramente afetada com a variação de seu comprimento.

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Biografia do Autor

Lillian Gonçalves Baptista, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica

Mauro de Vasconcellos Real, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Escola de Engenharia

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Publicado

2016-09-22

Como Citar

Baptista, L. G., & Real, M. de V. (2016). Simulação numérica de placas de aço em estruturas navais e offshore. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 24(2), 149–161. Recuperado de https://seer.furg.br/vetor/article/view/4220

Edição

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