CONTEXTO HISTÓRICO DO MÉTODO DE DIVISÃO E CONQUISTA E ABORDAGEM DO ESTUDO DE UM AUTOPROBLEMA NUMA QUESTÃO REAL

Autores

  • Marlúbia Corrêa de Paula Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Lori Viali Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Eliamar Ceresoli Rizzon Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

RESOLUÇÃO DE AUTOSSISTEMAS, MÉTODO DE DIVISÃO E CONQUISTA, SITUAÇÃO REAL, CONTEXTO HISTÓRICO, TÉCNICA

Resumo

Este trabalho traz um relato sobre a resolução de autossistemas através do Método de Divisão e Conquista, por meio de uma abordagem envolvendo o contexto histórico como evidência do uso da técnica de dividir para conquistar. Após, apresenta-se um estudo que demonstra a utilização de autovalores e autovetores no problema de fluxo de potência para determinação de áreas de controle de tensão, usando para isso uma barra piloto (divisão do sistema total em pequenos autossistemas). O trabalho envolve a necessidade da utilização de autoproblemas para a solução de problemas em situação real. Essa análise ocorre em função da questão relativa ao controle de potência reativa em sistemas de potência, onde há necessidade de prever episódios que envolvam fenômenos de instabilidade de tensão. Dessa forma, são criados esquemas que possam controlar zonas de instabilidade em uma área, demonstrando, assim, a utilização prática (real) da ideia de autovetores em problemas de Engenharia Elétrica.

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Biografia do Autor

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Educação de Ciências e Matemática PUCRS -2014/2018

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor Doutor adjunto do Departamento de Estatística, Instituto de Matemática da UFRGS Professor Doutor adjunto do Departamento de Matemática, PUCRS

Eliamar Ceresoli Rizzon, Universidade de Passo Fundo

Professora Msc. do Instituto de Ciências e Geografia (ICEG), UPF

Referências

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Paula, M. C. de, Viali, L., & Rizzon, E. C. (2021). CONTEXTO HISTÓRICO DO MÉTODO DE DIVISÃO E CONQUISTA E ABORDAGEM DO ESTUDO DE UM AUTOPROBLEMA NUMA QUESTÃO REAL. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 28(1-2), 31–42. Recuperado de https://seer.furg.br/vetor/article/view/2735

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