Ambiente virtual de aprendizagem navi: Breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros
Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem, NAVI, Enfoque Sistêmico, Plataforma de AprendizagemResumo
O aumento da disponibilidade e dos tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na internet potencializou seu uso em processos de educação, seja em cursos na modalidade presencial, seja na modalidade a distância (EAD). Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) viabilizam a integração de diferentes ferramentas, recursos e TICs, em estruturas ou plataformas na web, propiciando a realização de interações síncronas e assíncronas, disponibilização de conteúdos, entrega de tarefas, realização de atividades e gestão do processo de aprendizagem. Como exemplos de AVAs, podem ser citados: MOODLE, TelEduc e Blackboard. Este relato de experiência apresenta aspectos peculiares e inovadores do AVA NAVI, Ambiente Interativo de Aprendizagem, desenvolvido no Brasil, por um grupo de pesquisadores e técnicos de diferentes formações, mas sobretudo da Administração. O ambiente virtual construído traz consigo influências de conceitos decorrentes de teorias da Administração, especialmente da Teoria de Sistemas. Distingue-se dos AVAs conhecidos pelo enfoque sistêmico da sua estrutura de organização (e navegação), mais horizontal (em forma de rede), flexível, agregadora e multidimensional, ao invés do tradicional enfoque vertical (linear), rígido, separado e unidimensional. Além de um breve histórico de seu desenvolvimento, o texto apresenta as idéias-chave que nortearam o seu desenvolvimento, apresenta implicações decorrentes do uso de um AVA com enfoque sistêmico, indica potencialidades de sua utilização no campo da educação e da administração pública brasileira, bem como aprimoramentos futuros necessários para realizar esse objetivo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-18
Como Citar
Klering, L. R. (2015). Ambiente virtual de aprendizagem navi: Breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 18(2), 79–86. Recuperado de https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4904
Edição
Seção
Artigos