REDES DE CONHECIMENTO E PERFIL INOVADOR COMO FATORES PROPULSORES DA INOVAÇÃO ABERTA EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

Autores

  • Fabricio Ziviani Universidade FUMEC
  • Renata de Souza França Universidade FUMEC
  • Fabio Corrêa Universidade FUMEC
  • Hugo Ferreira Braga Tadeu Fundação Dom Cabral
  • Liliane de Oliveira Guimarães PUCMINAS

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v27n2-14941

Resumo

A inovação aberta pode ser considerada uma nova proposta de crescimento organizacional que permite as empresas se apoiarem umas às outras, transferindo conhecimento, recursos financeiros e, até mesmo, recursos tecnológicos. No entanto, para que a inovação aberta seja utilizada de maneira eficaz é necessário considerar seus fatores propulsores como o perfil inovador da empresa bem como suas redes de conhecimento. Neste âmbito, esta pesquisa objetiva analisar a influência das redes de conhecimento e do perfil inovador como fatores propulsores da inovação aberta em empresas de base tecnológica. Para tal foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva em que um questionário do tipo survey foi aplicado a colaboradores de empresas de base tecnológica. Os sujeitos de pesquisa foram selecionados pelo critério de tipicidade, sujeito empreendedor, e acessibilidade, facilidade de acesso à amostra e seleção de elementos considerados representativos pelo pesquisador, enfatiza-se que se trata de pesquisa realizada sem interferência do pesquisador, por meio da observação, registro, análise e interpretação da realidade dos sujeitos de pesquisa, em seu habitat natural, empresas startups pré-selecionadas. Os resultados da pesquisa apontam que os constructos inovação, empreendedorismo corporativo e gestão do conhecimento criam valor para o cliente e tem impacto positivo no desempenho da organização. A inovação gera integração das equipes, o empreendedorismo corporativo auxilia os colaboradores no processo de tomada de decisão e a gestão do conhecimento é condição de sustentabilidade da organização.  Os resultados apontaram que há influencia positiva e significativa do perfil inovador e das redes de conhecimento na utilização da inovação aberta e que esses fatores, quando bem utilizados, são influenciadores diretos das práticas de inovação aberta.

 

Palavras chave: Perfil Inovador. Redes de Conhecimento. Inovação. Inovação Aberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Ziviani, Universidade FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.

Renata de Souza França, Universidade FUMEC

Doutora e Mestra em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC.

Fabio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC.

Hugo Ferreira Braga Tadeu, Fundação Dom Cabral

Doutor em Engenharia Mecânica pela PUC Minas. Diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Liliane de Oliveira Guimarães, PUCMINAS

Doutora em Administração pela EAESP/FGV-SP. Mestra pelo CEPEAD/FACE-UFMG.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Ziviani, F., França, R. de S. ., Corrêa, F., Ferreira Braga Tadeu, H. ., & Guimarães, L. de O. (2023). REDES DE CONHECIMENTO E PERFIL INOVADOR COMO FATORES PROPULSORES DA INOVAÇÃO ABERTA EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 27(2), 71–87. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v27n2-14941

Edição

Seção

Artigos