GESTÃO ESTRATÉGICA DE DESEMPENHO: UMA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA ATIVIDADE REMUNERADA EM PERÍODO INTEGRAL NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12967Resumo
A gestão de desempenho é uma importante ferramenta para a mensuração e melhoria de performance dos indivíduos e, consequentemente, das organizações. Esta ferramenta permite o acompanhamento dos objetivos e o alinhamento das estratégias, junto aos indivíduos envolvidos nos processos organizacionais, permitindo um maior engajamento e uma maior qualidade nos resultados obtidos. Já o desempenho acadêmico é composto por uma série de fatores, de forma a não haver uma definição universal do conceito. Porém, ele costuma ser mensurado por conceitos ou notas, atribuídas a determinadas atividades avaliativas. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo a avaliação da autopercepção de desempenho acadêmico dos discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A avaliação deu-se por meio de um questionário fechado, composto por dezessete questões, as quais serviram para uma classificação dos discentes conforme sua posição no mercado de trabalho, bem como base de análise dos dados, divulgação de resultados e propostas de melhorias visando esclarecer a autopercepção dos alunos no tocante ao desempenho acadêmico. A quantificação das respostas deu-se através da aplicação da escala Likert, com posterior nivelamento, de acordo com a criticidade de cada questão sob a ótica dos discentes. O estudo possibilitou a verificação dos pontos que os discentes consideram mais críticos em relação ao seu próprio desempenho acadêmico. Esta avaliação tem grande importância para o norteamento de ações dos discentes, principalmente os que exercem atividades laborais em período integral, permitindo, assim, um avanço no rendimento em relação aos estudos na Universidade. Na conclusão deste estudo, observa-se que o desempenho acadêmico dos discentes que não trabalham é superior ao desempenho dos demais, porém apesar do grupo de discentes que estagiam apresentar uma maior disposição a frequentar a Universidade para atividades extracurriculares, este grupo apresentou o menor rendimento acadêmico, sendo um pouco inferior ao dos que trabalham em período integral. Com isso foi possível atingir os objetivos propostos, a metodologia que complementa e endossa a complexidade de variáveis envolvidas no desempenho acadêmico dos discentes, bem como novas propostas e um conjunto de ações que podem auxiliar na melhoria da autopercepção dos discentes, quanto ao seu desempenho acadêmico.