EFETIVIDADE DO USO DA COMPENSAÇÃO POR ROYALTIES DE MINERAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DAS GERAÇÕES FUTURAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-11682

Palavras-chave:

CFEM. Bem-Estar Social. Desenvolvimento Econômico

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar se o desempenho dos indicadores de bem-estar social dos municípios de Minas Gerais que receberam royalties da mineração são maiores em relação aos que não receberam, a fim de avaliar se a compensação financeira recebida pela exploração de minérios está sendo investida em desenvolvimento econômico e social para as gerações futuras. Utilizou-se do método hipotético-dedutivo com características quantitativa-descritivas na análise e na interpretação dos dados sobre a gestão de 831 municípios de Minas Gerais, em especial, dos municípios arrecadadores da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Os resultados demonstraram a existência de relacionamento positivo e significativo entre a presença da CFEM e um maior bem-estar social em relação ao Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal e em relação ao PIB per capita.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayse Mara Gonçalves Lavra, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE. Pós-graduada em Auditoria Tributária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Francisco Antonio Bezerra, Fucape Business School

Doutor e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor Associado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FUCAPE Business School.

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Lavra, D. M. G., & Bezerra, F. A. (2021). EFETIVIDADE DO USO DA COMPENSAÇÃO POR ROYALTIES DE MINERAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DAS GERAÇÕES FUTURAS. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 25(2), 77–88. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-11682