<b>Análise das atividades de marketing de empresas que trabalham no mercado de painéis de madeira de dois países latino americanos. </b>

Autores

  • Alana Ferreira da Silva
  • Ricardo Boeing da Silveira

Palavras-chave:

Marketing. Marketing internacional. Características mercadológicas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as características mercadológicas de empresas que atuam no mercado de painéis de madeira em dois países da América Latina. Como cada país tem suas peculiaridades, tornou-se necessário identificar as principais características destes mercados, avaliar o conhecimento dessas empresas em relação às atividades de marketing executadas e verificar a quais atividades de marketing os clientes são mais sensíveis à aplicação. A formulação do referencial teórico abrangeu conceitos sobre marketing, mix de marketing, segmentação de mercado, planejamento, marketing business-to-business, marketing internacional e comércio exterior. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados as entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos executivos de cinco empresas importadoras de painéis de madeira sendo três empresas do Peru e duas de Cuba. Os dados foram analisados através da interpretação subjetiva das respostas obtidas nas entrevistas que possibilitou identificar e analisar as características desses mercados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Ferreira da Silva

Graduada em Admistração pela Universidade do Vale do Itajaí.

Ricardo Boeing da Silveira

Mestrado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí em 2005. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-06-28

Como Citar

Silva, A. F. da, & Silveira, R. B. da. (2011). <b>Análise das atividades de marketing de empresas que trabalham no mercado de painéis de madeira de dois países latino americanos. </b>. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 12(1), 51–66. Recuperado de https://seer.furg.br/sinergia/article/view/1105

Edição

Seção

Artigos