A GESTÃO DO CONHECIMENTO HOLÍSTICA: ANÁLISE DE ADERÊNCIA DO MODELO DE TERRA (2005)
DOI:
https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n1-8189Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento. Paradigma holístico. Gestão do Conhecimento holística. Terra (2005). Análise de Conteúdo.Resumo
Há uma diversidade de modelos de Gestão do Conhecimento apresentados na literatura. Entretanto, há uma contundente sinalização para que tais modelos sejam orientados ao paradigma holístico. Mediante a esta necessidade, esta pesquisa caracteriza a Gestão do Conhecimento holística e as partes que a compõe. Esse feito tem por intento alicerçar o objetivo geral de analisar a aderência do modelo de Terra (2005) a GC holística. Para promover essa análise a abordagem qualitativa-quantitativa foi adotada como procedimento metodológico. Por resultado o modelo de Terra (2005) se adere em 69,2% pontos percentuais a Gestão do Conhecimento holística, conforme caracterização apresentada nesta pesquisa, permitindo concluir que há oportunidade de desenvolvimento de modelos mais abrangentes. Acredita-se que essa pesquisa tende a contribuir por delinear o que consiste a Gestão do Conhecimento holística e suas partes, criando um alicerce para o desenvolvimento de novos modelos pautados no paradigma holístico. Ademais, contribui por apresentar um método que, se aplicado a outros modelos, tende a revelar o status dessa gestão organizacional e direcionar pesquisas para que se contemple o gerenciamento do conhecimento de forma totalitária nas organizações. Assim, a aplicação do método desta pesquisa em outros modelos é uma sugestão de pesquisa futura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2019-06-06
Como Citar
Corrêa, F., Ziviani, F., França, R. de S., & Ribeiro, J. S. de A. N. (2019). A GESTÃO DO CONHECIMENTO HOLÍSTICA: ANÁLISE DE ADERÊNCIA DO MODELO DE TERRA (2005). SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 23(1), 35–48. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n1-8189
Edição
Seção
Artigos