O SEBRAE E O FORTALECIMENTO DO DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO RELATÓRIO GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM)
Abstract
o SEBRAE assume papel de destaque colaborando com a disseminação do discurso do empreendedorismo no Brasil. O empreendedorismo surge neste cenário com o intuito de tentar suprir uma responsabilidade do Estado que parece estar sendo transferida para o indivíduo no sentido de que esse precisa virar-se por conta própria. Desse modo, esse estudo objetiva fazer uma breve reflexão do papel do SEBRAE na disseminação do discurso do empreendedorismo. Nesta pesquisa de caráter predominantemente qualitativo, de natureza descritivo-interpretativa, utilizou-se a técnica de estudo de caso, tendo como unidade de análise o SEBRAE. Os dados foram coletados de forma secundária (sites, notícias de jornais, relatórios e revistas especializadas) e tratados mediante análise documental. Após análise pode-se inferir que o perfil e conseqüentemente o conceito de empreendedor que surge no Brasil parece não ser mais aquele indivíduo inovador, mas um indivíduo reativo e adaptativo às questões colocadas no mundo empresarial o qual vê a oportunidade do empreendedorismo como sobrevivência no mercado atual.Downloads
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Published
2015-11-17
How to Cite
Tavares, L. F., & Rodrigues, M. S. (2015). O SEBRAE E O FORTALECIMENTO DO DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO RELATÓRIO GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 19(1), 47–56. Retrieved from https://seer.furg.br/sinergia/article/view/5285
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Artigos