“ESTÁGIO REMOTO”: AS VIVÊNCIAS DE ESTAGIÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v27n2-15306Abstract
A pandemia da COVID-19 produziu consequências significativas no mundo do trabalho, onde o teletrabalho é um de seus principais desdobramentos. Diversos estagiários, iniciantes no mercado e buscando sua inserção profissional, tiveram de se adequar ao formato remoto e a lidar à distância com o ambiente corporativo, o isolamento e distanciamento dos gestores, a dificuldade de aprendizado e os ruídos de comunicação. O presente estudo teve como objetivo compreender as experiências de estágio, iniciadas durante a pandemia, no modelo de teletrabalho vividas por estudantes dos cursos de Administração, Economia e Comunicação. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de entrevistas em profundidade com nove estagiários, cujas diferentes experiências foram submetidas a uma Análise Temática. Os resultados sugerem que a experiência remota tem como benefícios a ausência de deslocamento e maior capacidade de conciliar a vida pessoal e profissional. Por outro lado, como aspectos críticos, observaram-se a falta de proximidade de gestores e colegas e a falta do “sentir” empresarial, com base no ambiente físico. O estudo contribui para a literatura de estágio e de teletrabalho, bem como subsídio para gestores e empresas na condução e orientação de seus estagiários que venham a atuar na modalidade de teletrabalho.
Palavras-chaves: Estágio. Teletrabalho. Home-office. Distanciamento social. Covid-19.