ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PREÇO UTILIZADAS POR EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE CALL CENTER
UM ESTUDO DE CASOS
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n2-13770Abstract
A formação de preços apresenta-se como fator relevante para o desempenho de uma organização. No entanto, em empresas de serviços, a formação de preços mostra-se algo desafiador, o que se aplica, inclusive, a empresas de call center. Estas empresas possuem representatividade na economia, principalmente pelo seu potencial de geração de empregos e pela sua essencialidade para outras organizações. Assim, este estudo objetivou identificar as estratégias de formação de preço adotadas por empresas prestadoras de serviços de call center na região do Triângulo Mineiro. Aplicou-se entrevistas semiestruturadas com funcionários de duas grandes empresas de call centers. Os principais resultados evidenciaram que os custos, a concorrência e os clientes são analisados na formação de preço, sendo os custos considerados o elemento mais importante. O objetivo principal das empresas com o estabelecimento do preço é a obtenção de lucro. Cada empresa apresenta suas particularidades, pois uma se preocupa com a diferenciação em qualidade e a outra com os preços da concorrência. O estudo contribui ao evidenciar se as variáveis consideradas na precificação em call centers são diferentes ou não daquelas utilizadas em outros ramos de atividades, direcionando o desenvolvimento de novas pesquisas.