IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR DA CARNE OVINA NA REGIÃO SUDESTE POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-12089Keywords:
Ovinos, Carne, Consumo, PesquisaAbstract
Uma forma de entender decisões do consumidor sobre o tipo de carne que adquirem é realizando uma pesquisa de hábitos de consumo. Este trabalho teve como objetivo caracterizar o perfil dos consumidores de carne ovina na Região Sudeste do Brasil. Desses, 666 pessoas responderam questões sociodemográficas, sobre consumo da carne ovina, aceitabilidade e sobre entraves da comercialização, através de um questionário on-line. Pôde-se constatar que 50,8% dos participantes eram do sexo masculino e 49,2% do sexo feminino, a maioria era de jovens-adultos e 25,1% renda de 1 a 3 salários-mínimos; 77,6% já consumiram carne ovina, e 50,63% consomem, principalmente, churrasco. Segundo os participantes, o preço pode influenciar, negativamente, na sua aquisição. Quanto ao local de compra, 35,01% adquirem a carne ovina diretamente do produtor. Dos que já consumiram, 26,77% gostaram do sabor e dos que nunca experimentaram, 85,1% têm interesse em experimentar. Conclui-se que as pessoas da Região Sudeste possuem interesse em aumentar o consumo de carne ovina, evidenciando boa aceitabilidade dessa carne e expressando que a textura, a suculência e o sabor da carne ovina são fatores importantes. Entretanto, verificou-se que o preço e a pouca disponibilidade dessa carne, no comércio, fazem que seu consumo ainda seja baixo.