MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11315Keywords:
Ciências Contábeis, Motivação, Acadêmicos.Abstract
A motivação tem sido discutida no contexto educacional do ensino superior, pois têm implicações diretas em relação à qualidade do envolvimento do acadêmico para a entrada e permanência no curso. Consoante a isso, o estudo tem como objetivo analisar os interesses motivacionais dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – campus de Campo Mourão para entrada e permanência no curso. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, com coleta de dados realizada por meio de uma survey, sendo utilizado estatística descritiva, correlação de pearson e regressão linear múltipla para análise dos dados. Houve a participação de 168 acadêmicos. Percebe-se que os acadêmicos investigados têm boa relação com colegas, professores e instituição, que são motivados intrinsecamente e extrinsecamente, e ainda os acadêmicos atribuíram boas notas para a avaliação que fizeram de si próprio. Além disso, não foi identificado um alto nível de desmotivação nos estudantes investigados. Os resultados apontam que a quanto maior a desmotivação de um estudante, menor será sua auto avaliação de desempenho. E ainda, o fato de se identificar com o curso, a necessidade de provar a si mesmo sua capacidade e o anseio de retorno financeiro influenciam positivamente na auto avaliação de desempenho dos estudantes de contabilidade investigados. Esse estudo traz contribuições teóricas e práticas, uma vez que adota a teoria da autodeterminação para compreender melhor os níveis e tipos de motivação dos estudantes de contabilidade e seus efeitos na auto avaliação do desempenho.