PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O CONSUMISMO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Authors

  • Cristiane Gularte Quintana Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS https://orcid.org/0000-0002-5860-0653
  • Lucia de Fátima Socoowski Anello Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Dione Iara Silveira Kitzmann Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-11180

Keywords:

Estudantes de Ciências Contábeis. Consumismo. Educação Ambiental.

Abstract

A relevância deste estudo reside no fato de conhecer a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande, sobre o tema consumismo, visto que eles atuam na área de negócios, têm renda própria, e a sua visão pode ser diferenciada sobre os aspectos ambientais. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam que 62,5% dos estudantes se manifestaram negativamente a comprar por impulso. Porém, em contrapartida, 55% tiveram posição favorável quanto à influência da marca e da moda. Isso mostra que mais da metade estão inseguros quanto ao seu hábito de consumo. Ainda, 67% responderam de forma negativa em relação ao produto como fabricado de forma ambientalmente correta. Ressalta-se, aqui, a necessidade do educar para a preservação do meio ambiente. Conclui-se que, embora os estudantes tenham uma percepção clara sobre o consumismo, e a sua relação com o capitalismo, mesmo de modo inconsciente, os seus hábitos de compras ainda estão moldados pelo capitalismo. Assim, os resultados contribuem para pensar na importância da inserção do debate sobre consumismo desde cedo nas escolas, com ações mais efetivas, por meio de uma educação ambiental transformadora e da ambientalização curricular.

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Author Biographies

Cristiane Gularte Quintana, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Administração Habilitação Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Experiência com ênfase em Inovações Portuárias e Ambientais, Educação para Gestão Ambiental Pública, Gestão de Pessoas, Educação Ambiental e Empreendedorismo Sustentável

Lucia de Fátima Socoowski Anello, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física em pela Universidade de Caxias do Sul (1983), mestrado e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grand. atualmente é exerce a função de Pró Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da FURG . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, licenciamento, política pública, gestão ambiental e ambiente.

Dione Iara Silveira Kitzmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1986), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2000) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). É docente Associado da Universidade Federal do Rio Grande, atuando em cursos de graduação (Gestão Ambiental e Oceanologia), no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA) e no Programa de Pós-graduação em Gerenciamento Costeiro (PPGC). Líder do Grupo de Pesquisa "Educação Ambiental nos processos de gestão ambiental". Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (Campus Rio Grande). Desenvolve atividades principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, gestão ambiental e gerenciamento costeiro

Published

2020-06-12

How to Cite

Quintana, C. G., Anello, L. de F. S., & Kitzmann, D. I. S. (2020). PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O CONSUMISMO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 24(2), 75–85. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-11180