AÇÕES E REAÇÕES DE UMA EMPRESA FAMILIAR FRENTE A ASPECTOS CONTINGENCIAIS DA CRISE ECONÔMICA E SANITÁRIA DO BRASIL

Autores

  • Felipe Kopp Leite Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Ana Paula Capuano da Cruz Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Lívia Castro D'Ávila Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n2-13880

Resumo

Este estudo buscou compreender como uma empresa familiar agiu e reagiu para desenvolver sua capacidade de adaptação frente ao cenário contingencial de crise econômica e sanitária. Trata-se de uma investigação ancorada na teoria da contingência, operacionalizada por meio de um estudo de caso retrospectivo que empregou análise de conteúdo para tratamento dos dados levantados por meio de entrevistas em profundidade e documentos. A recessão econômica e a pandemia – variáveis contingenciais ambientais externas – desencadearam um novo cenário com oportunidades de mercado, assim como um cenário restritivo e de distanciamento social. Devido a essas contingências, a empresa precisou rever seu modelo de gestão e promover readequações estruturais e estratégicas. Foram realizadas alterações de localização da sede e inaugurações de unidades as quais afetaram a estrutura. Em relação à estratégia, foi necessário rever a lógica das ideias iniciais da empresa. As ações e reações relacionadas às variáveis contingenciais tiveram que ser realizadas rapidamente visando oportunizar aspectos que o ambiente oferecia, como também se adaptar a novas situações. Conclui-se que relacionar os diferentes fatores contingenciais com aspectos da capacidade adaptativa possibilitou entender como os tais fatores influenciam as ações e reações dos gestores organizacionais visando a adaptação ao seu ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Kopp Leite, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Lívia Castro D'Ávila, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande.

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Administração pela PUCPR, Mestra em Administração: Gestão Moderna de Negócios pela FURB. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Kopp Leite, F., Capuano da Cruz, A. P., Castro D’Ávila, L., & Anita Walter, S. (2022). AÇÕES E REAÇÕES DE UMA EMPRESA FAMILIAR FRENTE A ASPECTOS CONTINGENCIAIS DA CRISE ECONÔMICA E SANITÁRIA DO BRASIL. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 26(2), 59–70. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n2-13880

Edição

Seção

Artigos