ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PREÇO UTILIZADAS POR EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE CALL CENTER

UM ESTUDO DE CASOS

Autores

  • Gabriela Cardoso Souza Lopes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Daiane da Silva Lima Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Sérgio Lemos Duarte Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n2-13770

Resumo

A formação de preços apresenta-se como fator relevante para o desempenho de uma organização. No entanto, em empresas de serviços, a formação de preços mostra-se algo desafiador, o que se aplica, inclusive, a empresas de call center. Estas empresas possuem representatividade na economia, principalmente pelo seu potencial de geração de empregos e pela sua essencialidade para outras organizações. Assim, este estudo objetivou identificar as estratégias de formação de preço adotadas por empresas prestadoras de serviços de call center na região do Triângulo Mineiro. Aplicou-se entrevistas semiestruturadas com funcionários de duas grandes empresas de call centers. Os principais resultados evidenciaram que os custos, a concorrência e os clientes são analisados na formação de preço, sendo os custos considerados o elemento mais importante. O objetivo principal das empresas com o estabelecimento do preço é a obtenção de lucro. Cada empresa apresenta suas particularidades, pois uma se preocupa com a diferenciação em qualidade e a outra com os preços da concorrência. O estudo contribui ao evidenciar se as variáveis consideradas na precificação em call centers são diferentes ou não daquelas utilizadas em outros ramos de atividades, direcionando o desenvolvimento de novas pesquisas.

 

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Biografia do Autor

Gabriela Cardoso Souza Lopes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia

Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Daiane da Silva Lima, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa

Sérgio Lemos Duarte, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

 

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Cardoso Souza Lopes, G. ., Cristina Francisco de Almeida Fehr, L., da Silva Lima, D., & Lemos Duarte, S. . (2022). ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PREÇO UTILIZADAS POR EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE CALL CENTER : UM ESTUDO DE CASOS. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 26(2), 47–58. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n2-13770

Edição

Seção

Artigos