Concepções de Educação Ambiental no ensino de Ecologia em atenção às estratégias de ensino: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9550Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Biologia.Resumo
A Educação Ambiental (EA) tem sua história ligada a movimentos sociais e conferências mundiais, entre as primeiras discussões sobre a EA e nossa atualidade, possibilitou-se uma considerável mudança de conceitos sobre o meio ambiente. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação das estratégias de ensino presentes em pesquisas sobre ensino de Ecologia e EA com as concepções de EA, classificadas como: Conservadora, Política e Social. Por meio da metodologia de abordagem qualitativa analisou-se teses e dissertações brasileiras na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período entre 2002 a 2016. Como resultado, duas categorias são organizadas, em que das nove pesquisas, duas classificadas como Sociais; duas como Políticas e cinco como Conservadoras, estas intimamente relacionadas ao uso do questionário como principal estratégia de ensino vinculada à EA.Downloads
Referências
ACOT, Pascal. História da ecologia. Rio de Janeiro, Campus, 1990.
ALARCON, Andressa; BOELTER, Ruben. O meio ambiente segundo alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Revista InsignareScientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 232-239, 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10891. Acesso em: 18. set. 2019.
ANDRADE, Fabiola, Fernandes. A importância da leitura literária para o desenvolvimento psicológico da criança no ensino fundamental. Revista de Ciências da Educação, dez. 2015.Disponívelem:http://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/438/pdf_5. Acesso em: 21 mai.2019.
BERTOLDO, Tassia, Alexandre, Teixeira. Roda de conversa como estratégia promotora de capacidades de pensamento crítico. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão: UFS, 2018. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/8006. Acesso em: 21 mai.2019
BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: http://www.ibict.br/informacao-para-a-pesquisa/bdtd. Acesso em: 18 mai.2019.
BRANDO, Fernanda da Rocha. Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Universidade Estadual Paulista – UNESP. São Paulo: UNESP, 2010.Disponível em:http://livros01.livrosgratis.com.br/cp133057.pdf. Acesso em: 26 mai. 2019.
CANEPPA, Monique. A importância da Educação Ambiental no currículo escolar um enfoque no PCN. Monografia (Especialização em Gestão Ambiental). Universidade Cândido Menezes – UCAM. Rio de Janeiro: UCAM 2009. Disponível em: https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/C203381.pdf. Acesso em: 20. ago. 2019.
CAPRA, Fritjof. A teia da Vida: Uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos. 11 ed. SP: Editora Cultrix, 1996
CARVALHO, Damiana Maria. A importância da leitura literária para o ensino. Entre Letras, Araguaína/TO, v. 6, n. 1, p. 6-21, jan/jun. 2015. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1484/8650. Acesso em: 20 mai. 2019.
CAVALCANTE, Christiane da Silva. Educação ambiental e consumo sustentável: uma proposta contra a cultura do desperdício no âmbito escolar. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraí¬ba – UFPB. João Pessoa: UFPB, 2013. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPB-2_2353db527ec7a1f9cf391690a448d680. Acesso em: 23.mai. 2019.
CAVALCANTE, Joelia et al. A fotografia como ferramenta no ensino de Ecologia. In:Anais doIV Simpósio Nacional de Ensino e Tecnologia. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2014. Disponível em: http://sinect.com.br/anais2014/anais2014/artigos/ensino-de-biologia/01409626945.pdf. Acesso em: 13. mai. 2019.
CHAVES, Edidácio Araújo. Blog e educação ambiental: uma experiência junto a estudantes do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília – UnB. Brasília: UnB, 2016. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_946419069d019a9e5ea607db9c09239f. Acesso em: 17.mai.2019.
COSTA, Mariana Celina. A contribuição de Monteiro Lobato para a (re) construção de concepções e práticas de Educação Ambiental das professoras de Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Ceará – UFC. Fortaleza: UFC, 2008. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFC-7_9d3c06ecfc56b112d4d0a60de7288794. Acesso em: 22. mai.2019.
FERNANDES, Roosevelt et al.Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental.Anais eletrônicos. Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica FCTH. Projeto Difusão Tecnológica em Recursos Hídricos. 2002. São Paulo, SP. Disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT10/roosevelt_fernandes.pdf Acesso em: 25 jun. 2019.
FIORI, Andrea de. Ambiente e educação: abordagens metodológicas da percepção ambiental voltadas a uma Unidade de Conservação. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas). Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. São Carlos: UFSCAR, 2002. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/SCAR_d15646b4aca53fd36499785c2ec96104. Acesso em: 22. mai.2019.
FIORI, Andrea de. A percepção ambiental como instrumento de apoio de programas de educação ambiental da Estação Ecológica de Jataí. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas). Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, São Carlos: UFSCAR, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1574. Acesso em: 02. jun.2019.
GAIA, Paulino Pinheiro. Trilhas Ecológicas como recurso didático para a educação ambiental integrando educação física e biologia. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Amazonas). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Manaus: IFAM, 2016. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/7. Acesso em: 22. mai.2019.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KLOETZEL, Kurt. O que é meio ambiente. São Paulo: Brasiliense, 1998.
LAGO, Antônio; PÁDUA, José Augusto. O que é Ecologia. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
LAZZARI, Gabriele et al. Trilha ecológica: um recurso pedagógico no ensino da Botânica. Scientia cum industria, v. 5, n. 3, p. 161-167, 2017. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5842. Acesso em: 20. Mai.2019.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MELO, Marise Jardim de. Oceano verde - uma práxis de educação ambiental: análise da experiência desenvolvida numa escola pública de ensino médio de Brasília. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília – UnB. Brasília: UnB, 2009. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_b6b63241db762e5a0b14bf4364a778ae. Acesso em: 21. mai.2019.
MELLO,Celina Martins de; TRIVELATO, Frateschi Silvia. Concepções emeducação ambiental. In: II EncontroNacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 01 a 04 de setembro de 1999. Valinhos: ABRAPEC, 1999. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/ii-enpec/trabalhos/G11.pdf. Acesso em: 01. jun.2019.
NASCIMENTO, Andrea Melo do; SILVA, Pedro Cavalcante da. Recursos audiovisuais no processo de ensino aprendizagem na educação básica: um relato de experiência do PIBID/Artes Visuais/UFAM. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico. v.1. Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Manaus, 2015. Disponível em: 200.129.168.14:9000/educitec/index.php/teste/article/download/5/5/. Acesso em: 22.mai.2019.
PEREIRA, Maryana Barreto; SOUZA, Albano Goes; PEIXINHO, Kamilla de Fátima. A utilização da internet como ferramenta de aprendizagem: o professor como inovador educacional. In:Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Universidade Federal de Sergipe – UFS. São Cristovão: UFS, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_08/PDF/60.pdf. Acesso em: 23 mai. 2019.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
SAVI, Rafael; ULBRICHT, Vania Ribas. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Revista Renote. Novas Tecnologias na Educação. v. 6, Porto Alegre: UFRGS, 2008. Disponível: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14405/8310. Acesso em: 23 mai. 2019.
SERRANO, Climeme Maria. Educação ambiental e consumerismo em unidades de ensino fundamental de Viçosa-MG. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal). Universidade Federal de Viçosa – UFV. Viçosa: UFV, 2003. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFV_69602a2d3aaf3cffeaba1308654a5a47. Acesso em: 02.jun.2019.
SILVA, Emanoel Paulino da. Educação ambiental e saneamento básico no âmbito escolar em João Pessoa – Paraíba. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa: UFPB, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9156. Acesso em: 02 jun.2019.
SILVA, Patrícia Gomes.O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências – UNESP. Bauru: UNESP, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp. br/handle/11449/102000. Acesso em: 22. mai.2019.
UHMANN, Rosangela Inês Matos; ZANON, Lenir Basso. Ações pedagógicas no ensino de física com foco na educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, p. 1-15, 2012. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2944/1914. Acesso em: 18.out.2019.