Participação social e gestão transdisciplinar de diversidades<br>Social participation and transdisciplinary management of diversities<br>Participación social y gestión transdisciplinar de diversidades

Autores

  • Roseane Palavizini
  • Vera Margarida Lessa Catalão

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.8600

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade. Governança do território. Gestão de Diversidades.

Resumo

Este artigo apresenta a metodologia da Gestão Transdisciplinar de Diversidades, desenvolvida a partir da construção participativa dos Planos de Gestão das Águas e Propostas de Enquadramento dos Cursos D’água, realizados nas Regiões de Planejamento e Gestão das Águas dos rios Verde e Jacaré; Paramirim e Santo Onofre; e Salitre, na região Semiárida do estado da Bahia, no nordeste brasileiro. A partir do olhar transdisciplinar são projetadas reflexões sobre as experiências de participação social na construção dos referidos Planos, observando as contribuições da transdisciplinaridade e da educação no desenvolvimento de metodologias promotoras do diálogo, mediadoras de conflitos e construtoras de processos participativos compartilhados. A Gestão Transdisciplinar de Diversidades ressalta a percepção complexa e dialógica das relações nos processos participativos, valorizando o reconhecimento das convergências e divergências em um determinado território. As convergências fortalecem o grupo, favorecem os pactos, a prevenção de conflitos potenciais e a mediação de conflitos. Este artículo presenta la metodología de la Gestión Transdisciplinaria de Diversidades, desarrollada a partir de la construcción participativa de los Planes de Gestión de las Aguas y Propuestas de Encuadramiento de los Cursos de agua, realizados en las Regiones de Planificación y Gestión de las Aguas de los ríos Verde y Jacaré; Paramirim y Santo Onofre; y Salitre, en la región semiárida del estado de Bahía, en el nordeste brasileño. A partir de la mirada transdisciplinaria se proyectan reflexiones sobre las experiencias de participación social en la construcción de dichos Planes, observando las contribuciones de la transdisciplinariedad y la educación en el desarrollo de metodologías promotoras del diálogo, mediadoras de conflictos y constructoras de procesos participativos compartidos. La Gestión Transdisciplinaria de Diversidades resalta la percepción compleja y dialógica de las relaciones en los procesos participativos, valorizando el reconocimiento de las convergencias y divergencias en un determinado territorio. Las convergencias fortalecen el grupo, favorecen los pactos, la prevención de conflictos potenciales y la mediación de conflictos. This article presents the methodology of Transdisciplinary Diversity Management, developed from the participative construction of the Water Management Plans and Water Frameworks, carried out in the Regions of Planning and Water Management of the Verde and Jacaré rivers; Paramirim and Santo Onofre; and Salitre, in the semi-arid region of the state of Bahia, in northeastern Brazil. From the transdisciplinary perspective, reflections on the experiences of social participation in the construction of these Plans are projected, observing the contributions of transdisciplinarity and education in the development of methodologies that promote dialogue, conflict mediators and constructors of shared participatory processes. Transdisciplinary Diversity Management highlights the complex and dialogic perception of relationships in participatory processes, valuing the recognition of convergences and divergences in a given territory. Convergences strengthen the group, favor pacts, prevent potential conflicts and mediate conflicts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Palavizini

Doutora em Engenharia Ambiental – UFSC-SC/Brasil; Mestre em Urbanismo – UFBA, Salvador -BA/Brasil; Arquiteta Urbanista; Especialista em: Planejamento e Gestão Ambiental – UCSal-BA/Brasil; Planejamento Regional, Municipal e Gestão Urbana – UFBA-BA/Brasil; e Terapia Junguiana – Universidade Hélio Rocha e Clínica Psiquê – BA/Brasil.

Vera Margarida Lessa Catalão

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII; Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP; Professora e orientadora de pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Referências

HABERMAS, Jürgen. Teoria de La Accion Comunicativa. 2 Tomos. Madrid: Tourus, 1987.

LUPASCO, Stéphane. O homem e suas três éticas. Lisboa (PT): Instituto Piaget, 1986.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. De Máquinas e Seres Vivos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MORIN, Edgar. O Método IV – As Idéias – Habitat, vida, costumes organização. (Tradução de Juremir Machado da Silva). Porto Alegre: Sulina,1988.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

PALAVIZINI, Planejamento e Gestão Transdisciplinar do Ambiente e do Território: Uma Perspectiva aos Processos de Planejamento e Gestão Social no Brasil. In: Revista Brasileira de Ciências Ambientais – www.rbciamb.com.br/images/online/materia_6_artigos336.pdf, 2012.

______ A educação ambiental na integração de políticas públicas para a construção da governança da água e do território. In: Política de Águas e Educação Ambiental: processos dialógicos e formativos em planejamento e gestão de recursos hídricos. Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano; (organização) Franklin de Paula Júnior e Suraya Modaelli – Brasília: MMA, 2011.

WIEL, Pierre. A Arte de Viver em Paz: UNESCO, 1990.

SILVA, Daniel. O Complexo como uma episteme transdisciplinar. In: Educação e Transdisciplinaridade III / [Organização: Amâncio Friaça... [et al.]] – São Paulo: TRIOM, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Palavizini, R., & Catalão, V. M. L. (2018). Participação social e gestão transdisciplinar de diversidades<br>Social participation and transdisciplinary management of diversities<br>Participación social y gestión transdisciplinar de diversidades. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(3), 258–279. https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.8600

Edição

Seção

Artigos