A Escola e o corpo - antimestiçagem entre os Mbya Guarani<br>La Escuela y el cuerpo - Antimestizaje entre los Mbyá Guaraní<br>The School and the body - Anti Miscegenation among the Mbyá Guarani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.8130

Palavras-chave:

Mbya Guarani, Escola, Antimestiçagem.

Resumo

“Somos seres divididos, temos na cabeça as coisas dos dois mundos”, afirmam os índios guaranis. Com isso parecem querer dizer que são, isto é, vivem ao mesmo tempo como índios e brancos. Certamente podemos caracterizar o movimento que empreendem através da escolarização das aldeias rumo ao mundo ocidental nos termos da teoria da mestiçagem, de sua transformação definitiva. Mas isto seria negligenciar o que contam os mbya acerca de sua experiência com os brancos. Entre eles, ao contrário, a experiência parece remeter a uma forma de pensar as relações inter-étnicas a partir do principio da não mistura, de manter a diferença como “estratégia” de convivência. É nesse sentido que este texto busca apreender a experiência escolar guarani, enquanto possibilidade de efetivação de uma estratégia de convivência pautada pelo princípio da não mistura. “Somos seres divididos, tenemos en la cabeza las cosas de dos mundos”, afirman los indios guaraníes. Esa afirmación parece querer decir que son, o sea, que viven al mismo tiempo como indios y como blancos. Esto nos orientaría a caracterizar el movimiento que emprenden a través de la escolarización de las aldeas rumbo al mundo occidental en los términos de la teoría del mestizaje, de una transformación definitiva. Sin embargo, eso significaría negligenciar lo que cuentan los Mbyá sobre su experiencia con los blancos. Entre ellos, al contrario de lo afirmado, la experiencia parece remitir a una forma de pensar las relaciones inter-étnicas a partir del principio de no mezclarse, de mantener la diferencia como “estrategia” de convivencia. Es en ese sentido que este texto busca comprender la experiencia escolar guaraní, como posibilidad de hacer efectiva una estrategia de convivencia pautada por el principio de no mezclarse. “We are divided human beings, we have in the head things of two worlds” say Guaranis Indians. By this they seem to mean they are, that is, they live at the same time as Indians and white men. We could certainly characterize the movement they undertake through village schooling towards the Western world in terms of the theory of miscegenation, of its ultimate transformation. But this would be to neglect what the mbya tell about their experience with white men. Among them, instead, the experience seems to refer to a way of thinking inter-ethnic relations from the principle of non-mixing. To keep the difference as a "strategy" of coexistence. It is in this sense that this text seeks to apprehend the Guarani school experience, as a possibility to implement a strategy of coexistence guided by the principle of non-mixing.

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Biografia do Autor

Mónica De la Fare, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Trabajo Social - Universidad de Buenos Aires (1990), mestrado em Serviço Social (1999), doutorado em Serviço Social (2003) e pós-doutorado em Educação (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente atua nos cursos de Pós-graduação em Educação e em Serviço Social e de graduação em Pedagogia da Escola de Humanidades da PUCRS. Nessa instituição é membro da Comissão Científica da Escola de Humanidades, coordena o Núcleo de Educação, Ambiente, Cultura e Sociedade (NEAS) e é líder de dois grupos de pesquisa registrados no CNPq: Adultos, Jovens e Educação no contemporâneo - Formação, ética e pesquisa em Educação. Trabalha sobre temas de Educação de Jovens e Adultos; Políticas Educativas e Educação Superior (produção de conhecimento, formação de pesquisadores e ética na pesquisa, formação de professores).

Fernando Carreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em história pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da PUCRS.

Referências

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

De la Fare, M., & Carreira, F. (2018). A Escola e o corpo - antimestiçagem entre os Mbya Guarani<br>La Escuela y el cuerpo - Antimestizaje entre los Mbyá Guaraní<br>The School and the body - Anti Miscegenation among the Mbyá Guarani. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(3), 133–151. https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.8130

Edição

Seção

Artigos