ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5965Palavras-chave:
Antropocena. Ecologia. Cosmocena. Reposicionamento. Humano.Resumo
Este texto tem a pretensão de propor ao campo dos Fundamentos da Educação Ambiental uma nova compreensão sobre as discussões no que se refere à relação humanidade-natureza. Reconhecendo o horizonte da era Antropocena, em que se avalia o impacto das atividades humanas como determinantes na alteração ecológica do planeta, sugerimos uma Ecologia que denominamos Cosmocena – não enquanto uma era, mas enquanto uma necessidade hermenêutica de reposicionarmos a referida relação. Trata-se de um estudo de inspiração em leituras da Hermenêutica (Gadamer, 2002); Física Quântica e Ecologia (Capra, 2006; 2011); Pensamento Pós-Metafísico (Habermas, 2002; Leff, 2006); Astrofísica e Filosofia – Inteligência Espiritual (Zohar; Marshall, 2012); Ecologia e Ética (Boff, 2012); Ambientalismo e Medicina (Lovelock, 2010), e Biodiversidade (Wilson, 2008). Esses referenciais nos indicam a possibilidade de uma ecologia com maior sintonia entre a natureza e a humanidade, redefinindo olhares, vivências e aprendizagens com o cosmos.Downloads
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Publicado
2016-07-24
Como Citar
Pereira, V. A. (2016). ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 138–162. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5965
Edição
Seção
Artigos