Caminhos possíveis para a edificação de uma pedagogia da cooperação a partir da responsabilidade e do cuidado<br>Possible ways for the constitution of cooperation pedagogy from responsibility and care
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5806Palavras-chave:
Ética. Responsabilidade. Pedagogia da cooperaçãoResumo
Faz tempo que a humanidade vive em meio a sérios problemas ambientais e sociais, nos seus diferentes espaços de atividades e convivência. Em meio a isso, a educação ambiental ganha importância política. O presente artigo expõe reflexões em torno de uma de educação dirigida à responsabilidade e ao cuidado com a natureza e os seres humanos. Expõe reflexões em torno de ensino e aprendizagem, centrados no cuidado e na responsabilidade com as gerações atuais e vindouras, especialmente, através do cuidado com os ecossistemas naturais. Para tanto, nos apoiamos na ética em favor da vida, forjada em fundamentos político-pedagógicos centrados no diálogo e na cooperação, em contraposição à lógica que tem no princípio da concorrência em favor da acumulação e da expansão econômica capitalista e no individualismo seus fundamentos. Palavras-chave: Ética. Responsabilidade. Pedagogia da cooperação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-09
Como Citar
Frantz, W., & Figueiredo, J. W. (2016). Caminhos possíveis para a edificação de uma pedagogia da cooperação a partir da responsabilidade e do cuidado<br>Possible ways for the constitution of cooperation pedagogy from responsibility and care. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 144–160. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5806
Edição
Seção
Artigos