Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.<br>Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.

Autores

  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis Universidade Estadual de Campinas
  • Emilia Wanda Rutkowski Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5793

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Paradigma Científico Emergente, Episteme.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal discutir uma nova postura epistêmica da Educação Ambiental enquanto estratégia metodológica da Gestão Ambiental, tendo em vista a crise da racionalidade. Tal discussão é feita por meio de reflexões teóricas baseadas, em especial, nas colocações de Goergen (2010) e Boaventura de Souza Santos (2002). O texto possui dois momentos, a saber: a relação entre educação ambiental e as características do paradigma científico emergente; e a apresentação de três premissas norteadoras da natureza política da Educação Ambiental – território, tecnologia social e sustentabilidade socioambiental. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental, sob o prisma do novo paradigma científico, se configura em diálogo tornando possível a Gestão Ambiental cujo objetivo é o equilíbrio entre seres humanos e meio ambiente.

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Biografia do Autor

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga pela PUC-Campinas (2004), Mestre em Educação pela PUC-Campinas (2007), Bacharel em Direito pela PUC-Campinas (2009), Doutora em Educação pena Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2012). Hoje é professora da Faculdade de Educação - UNICAMP Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE) desde fevereiro de 2014.

Emilia Wanda Rutkowski, Universidade Estadual de Campinas

Bióloga pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1977), Mester of Science pela University of Stirling, USTIR, Escócia (1980), Especialista em Limnologia e Manejo de Represas pela Universidade de São Paulo - USP (1987), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo - USP (1999). Atualmente é professora da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Departamento de Saneamento e Ambiente, desde 1986.

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

Assis, A. E. S. Q., & Rutkowski, E. W. (2016). Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.<br>Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 110–124. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5793

Edição

Seção

Artigos