Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRS<br>Environmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)

Autores

  • Amanda Nascimento da Silva UFRGS/Doutoranda
  • Chalissa Beatriz Wachholz Pontifícia Universidade Católica do RS/Doutoranda
  • Isabel Cristina de Moura Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5684

Palavras-chave:

Ambientalização Curricular, Sustentabilidade na Universidade, Educação Ambiental

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa que analisou 62 disciplinas de dezesseis cursos de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A seleção das disciplinas ocorreu a partir de uma capacitação para representantes de cada faculdade, coordenada pelo Comitê de Gestão Ambiental em 2013, onde cada curso foi convidado a indicar disciplinas que considerava ambientalizadas. O critério proposto para disciplinas ambientalmente orientadas era a presença no plano de ensino de conteúdos relacionados aos problemas, conflitos e controvérsias socioambientais, buscando a formação de sujeitos ambientalmente responsáveis. Esta análise levou em consideração os objetivos, a ementa e os conteúdos programáticos de cada disciplina selecionada. Das 62 disciplinas indicadas pelas faculdades como ambientalizadas, 24 não foram confirmadas nesta categoria, 22 foram consideradas fortemente ambientalizadas e 16 fracamente ambientalizadas.

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Biografia do Autor

Amanda Nascimento da Silva, UFRGS/Doutoranda

Bióloga licenciada e bacharel em meio ambiente pela UFRGS, Mestra em Educação pela PUCRS, Especialista em Educação Ambiental pela UFSM, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/RS e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFRGS.

Chalissa Beatriz Wachholz, Pontifícia Universidade Católica do RS/Doutoranda

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010), mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013) e atualmente é doutoranda em Educação pelo mesmo Programa.

Isabel Cristina de Moura Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Porto Alegre/RS

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação e Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do RS.

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2016-10-14

Como Citar

da Silva, A. N., Wachholz, C. B., & Carvalho, I. C. de M. (2016). Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRS<br>Environmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 209–226. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5684

Edição

Seção

Artigos