Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRS<br>Environmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5684Palavras-chave:
Ambientalização Curricular, Sustentabilidade na Universidade, Educação AmbientalResumo
Este artigo é o resultado de uma pesquisa que analisou 62 disciplinas de dezesseis cursos de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A seleção das disciplinas ocorreu a partir de uma capacitação para representantes de cada faculdade, coordenada pelo Comitê de Gestão Ambiental em 2013, onde cada curso foi convidado a indicar disciplinas que considerava ambientalizadas. O critério proposto para disciplinas ambientalmente orientadas era a presença no plano de ensino de conteúdos relacionados aos problemas, conflitos e controvérsias socioambientais, buscando a formação de sujeitos ambientalmente responsáveis. Esta análise levou em consideração os objetivos, a ementa e os conteúdos programáticos de cada disciplina selecionada. Das 62 disciplinas indicadas pelas faculdades como ambientalizadas, 24 não foram confirmadas nesta categoria, 22 foram consideradas fortemente ambientalizadas e 16 fracamente ambientalizadas.Downloads
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