A utilização do conceito de Racismo Ambiental, a partir da perspectiva do lixo urbano, para apropriação crítica no processo educativo ambiental<br>The use of the concept of Environmental Racism from the urban waste perspective for critical appropriation in the environmental educational process
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5374Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica, Desigualdade Social, Justiça AmbientalResumo
O presente trabalho apresenta uma sequência didática sobre o tema do Racismo Ambiental, desenvolvida junto ao nono ano (oitava série) de uma escola pública do município de Jaboticabal/SP. Esse tema foi trabalhado com os objetivos de que os estudantes: relacionassem o conceito às situações cotidianas; enxergassem a existência das injustiças ambientais; refletissem sobre a problemática socioambiental do acúmulo de lixo; pensassem em atitudes que contribuem para o aumento desse quadro e propusessem estratégias para sua melhoria. O estudo pautou-se em uma metodologia qualitativa. Pôde-se observar um bom aproveitamento dos alunos, que, ao longo da sequência, refletiram sobre questões como: a má distribuição de renda, o consumismo, o ciclo da pobreza, o desperdício de comida, a coleta seletiva, a invisibilização da população nas periferias urbanas e as políticas públicas destinadas às populações em situação de vulnerabilidade socioambiental.Downloads
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