Notas sobre ambiente, saúde e educação: contribuições pós-metafísicas
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4857Palavras-chave:
Donald Winnicott, ambiente, saúde, educação, subjetividade.Resumo
Partindo de uma análise das condições culturais contemporâneas, notadamente marcadas pela fragmentação dos saberes, desengajamento político e vazio dos projetos existenciais coletivos – marcas do capitalismo globalizado – o texto discute a validade do sentido de confiança como dispositivo ético de passagem do sentimento de vazio à existência criativa e da vida urbana como clichê à imaginação. Está apresentado na forma de três blocos de notas, a saber: Confiança e subjetividade que recoloca o ambiente como condição ontológica de constituição do humano enquanto instância imaginativa e de criação; Do público ao coletivo em saúde onde são apontadas as condições para a passagem de um projeto de normalização biopolítica à construção da saúde como bem coletivo e valorização da normatividade e; Educação ético-estética no qual se pauta a discussão sobre as possiblidades da educação como dispositivo de desmonte dos clichês existenciais contemporâneos e abertura para afirmação da singularidade. Em última análise, o artigo explora a sintonia entre o paradigma psicanalítico de Donald Winnicott e a afirmação do valor ético e estético da existência humana, numa perspectiva pós-metafísica.Downloads
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Publicado
2014-12-16
Como Citar
Ratto, C. G., & Backes, L. (2014). Notas sobre ambiente, saúde e educação: contribuições pós-metafísicas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 165–184. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4857