Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4852Palavras-chave:
fotografia, educação ambiental, hibridação cultural.Resumo
O presente artigo busca compreender como as ideias sobre ambiente e cultura circulam pelo pensamento de estudantes e de pessoas reconhecidas por uma comunidade como conhecedores de plantas. Trabalhamos com a ideia de hibridação cultural apoiada teoricamente nos Estudos Culturais. A comunidade estudada situa-se em um distrito rural do município de Uberlândia, MG. Os dados foram coletados a partir de um registro fotográfico realizado por um grupo de 15 alunos na faixa etária de 12 a 15 anos da escola local. A orientação para tal registro foi responder, utilizando as imagens a seguinte pergunta: O que é meio ambiente? As imagens registradas foram das árvores, das praças, das casas, dos terrenos vagos, das flores, dos quintais, das pessoas, dos caminhos. A maioria das explicações sobre as fotografias registradas estão vinculadas ao conhecimento escolar. Concluímos que à saída fotográfica, além de propiciar o contato e o aprofundamento dos alunos com os recursos midiáticos e aproximá-los do local onde moram, também proporcionou outros conhecimentos sobre o meio ambiente.Downloads
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Publicado
2014-12-16
Como Citar
Guido, L. de F. E., & Dias, I. R. (2014). Narrativas fotográficas sobre ambiente e cultura. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 80–96. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4852