Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental

Autores

  • Irene Carniatto UNIOESTE, Campus de Cascavel. Cascavel – PR.
  • Fernanda Laís Lemos Hoepers UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon – PR.
  • Lívia Maria Lemos Hoepers UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon – PR.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4447

Palavras-chave:

Educação ambiental, métodos de ensino, EJA-Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

A educação de jovens e adultos (EJA) é focada nos alunos que não tiveram acesso, ou não se adaptaram à rede regular de ensino dentro da faixa etária apropriada. Priorizando a educação ambiental, questiona-se sobre os métodos de ensino, se os mesmos atendem aos objetivos a que se dispõem, ou seja, trazer aos alunos uma consciência crítica em relação ao ambiente em que estão inseridos, de forma individual e coletiva. O presente trabalho objetivou testar quatro propostas de metodologia diferenciada, utilizadas no ensino fundamental e médio, com os alunos de EJA. A metodologia utilizada abordou dois temas principais, os seres vivos e o ecossistema. As práticas foram conduzidas na disciplina de ciências, com 25 alunos de EJA na faixa etária de 16 a 60 anos, sendo submetidos, posteriormente às atividades, à aplicação de questionário avaliativo do método utilizado. Os resultados foram baseados nas fichas de avaliação preenchidas pelos alunos e pelo comportamento apresentado pelos mesmos dado a realização dos procedimentos. Obtiveram-se resultados satisfatórios em relação ao aprendizado dos estudantes, se comparado ao uso dos métodos tradicionais de ensino. Embora tenham sido proveitosas essas práticas aplicadas na turma de EJA para o ensino de educação ambiental, ainda poderiam ser desenvolvidas, testadas e até mesmo reelaboradas diversas outras dinâmicas específicas para esta modalidade de ensino, não só na disciplina de ciências, mas abrangendo também outras áreas da educação.

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Biografia do Autor

Irene Carniatto, UNIOESTE, Campus de Cascavel. Cascavel – PR.

Profª. Doutora, pesquisadora do Colegiado de Ciências Biológicas da UNIOESTE, Campus de Cascavel. Cascavel – PR.

Fernanda Laís Lemos Hoepers, UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon – PR.

Acadêmica em caráter especial do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Nível Mestrado da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon – PR.

Lívia Maria Lemos Hoepers, UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon – PR.

Acadêmica do curso de graduação em Agronomia da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon – PR.

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Publicado

2014-05-24

Como Citar

Carniatto, I., Hoepers, F. L. L., & Hoepers, L. M. L. (2014). Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 214–232. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4447

Edição

Seção

Artigos