O LÚDICO NA CARTOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO BAIRRO ITARARÉ (SANTA MARIA – RS): O JOGO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.4391Palavras-chave:
Conflitos socioambientais, Educação ambiental, Cidadania, Instrumentos Didáticos.Resumo
A pesquisa teve como objetivo produzir um instrumento didático para a construção da cidadania nas escolas do Bairro Itararé (Santa Maria – RS), por meio de um material lúdico que espacialize os conflitos socioambientais do bairro, estimulando nos alunos a discussão e a proposição de alternativas locais que agreguem valores sustentáveis. A partir da interação e realização de uma série de atividades junto a professores de uma escola situada dentro do bairro, foram possíveis à espacialização de diversos conflitos presentes na área, bem como a adequação destes conflitos como situações-problemas a serem resolvidas de forma lúdica em um jogo de tabuleiro. Ao contemplar situações da realidade local, permitindo ao participante analisar alternativas cabíveis para a solução de problemas, o jogo (como um instrumento lúdico-didático) se mostra muito significativo na construção do conceito de cidadania, permitindo a reflexão e vivência do papel de diferentes personagens envolvidos na gestão pública. Essa reflexão e discussão dos diversos conflitos socioambientais existentes podem ser considerados como um importante passo para a construção da Agenda 21 Local, possibilitando a proposição de alternativas que possam primar por relações mais sustentáveis na interação homem-meio.Downloads
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