PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3911Palavras-chave:
Percepção Ambiental, Grupo focal, Bacia Hidrográfica.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo da percepção ambiental de grupos com envolvimento diferenciado no Projeto Brotar, que desenvolve diferentes ações educativas e de pesquisa na Microbacia Hidrográfica do Córrego Água Quente (São Carlos/SP). Buscou-se analisar a relação entre as diferentes percepções sobre a área verde desta microbacia, a partir do contexto sócio-cultural em que estas pessoas estão inseridas. Para traçar o perfil sócio-cultural destes grupos foi aplicado um questionário com questões relacionadas a gênero, idade, nível de instrução e atividades sociais. Para o levantamento da percepção em relação à área verde desta microbacia foi utilizada a técnica de grupos focais. Os dados coletados evidenciam diferenças entre os grupos como, atuação na comunidade, formação intelectual, localização geográfica das residências, as quais orientam a capacidade perceptiva do entorno e justifica a diferença de significados atribuídos à área verde e as diferentes concepções de meio ambiente identificadas.Downloads
Referências
KUNIEDA, E. Percepção ambiental e aplicação da estratégia da espécie-bandeira para a
conservação de um fragmento de floresta estacional semidecídua.(Fazenda Canchim –
CPPSE – EMBRAPA, São Carlos, SP). 205f. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da
Engenharia Ambiental) Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São
Carlos, 2003.
LO SARDO, M. P. A percepção ambiental de educandas/os do ensino fundamental do
assentamento de reforma agrária "Bela Vista do Chibarro/Araraquara" (SP): Práticas e
reflexões em educação ambiental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em
Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008..
OLIVEIRA, M. S. Educação Ambiental e organizações da sociedade civil da Bacia
Hidrográfica do Córrego Água Quente (São Carlos/SP): compreendendo a incorporação da
temática ambiental em suas ações sócio-educativas. 151f. 2007. Dissertação (Mestrado em
Ciências da Engenharia Ambiental) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de
São Paulo, São Carlos, 2007.
SAUVÉ, L. Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise completa.
Revista de educação pública on-line. Cuiabá: UFMT, vol. 6, n. 10. jul./nov.1997. Disponível
em: http://www.ufmt.br/revista/arquivo/rev10/educacao_ambiental_e_desenvolvim.html>.
Acesso em: 20 jul. 2008.
_________. Perspectivas curriculares para la formación de formadores en educación
ambiental. In: Foro nacional sobre la incorporación de la perspectiva ambiental en la
formación técnica y profesional, 2003. Anais. San Luis Potosí, México.
_________. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São
Paulo, vol. 1, n.2, maio/agosto, 2005. p. 317-322.
SCHMITT, J. Estudo da Percepção Ambiental na Represa do Lobo: subsídios à Educação e
ao Planejamento Ambiental. São Carlos, 2005. p. 11-116.
TEIA – CASA DE CRIAÇÃO. 2005. Bacia Hidrográfica do Córrego da Água Quente –
Informações Sócio-ambientais. São Carlos: Teia – casa de criação. 28p.
TÓRO-TONISSI, R. M. Percepção e caracterização ambientais da área verde da Microbacia
do Córrego da Água Quente (São Carlos São Paulo) como etapas de um processo de educação
ambiental. São Carlos, 2005.
TUAN, Y. F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio
ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.
__________. Espaço e Lugar. São Paulo: DIFEL, 1983.